TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção e Impactos Socioeconomicos da Energia Solar

Por:   •  2/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Título do Projeto

Projeto de PIBIC – Produção e impactos sócio econômicos da energia solar

  1. Resumo do projeto

O presente projeto pretende estudar formas de popularizar o uso da energia fotovoltaica visando um impacto positivo na economia brasileira, a energia fotovoltaica é uma energia limpa e renovável, uma ótima alternativa em comparação as usinas hidrelétricas que tem um grande impacto no ambiente, desmatando grandes áreas e assim destruindo habitats de vários animais, coisa que com a energia solar fotovoltaica é evitado.

O Brasil tem um grande potencial energético para geração de energia solar, com níveis superiores a países que desenvolvem projetos fotovoltaicos com mais frequência, como Alemanha, França e Espanha. Portanto, é um grande desperdício não explorar de forma mais ampla dessa fonte levando em consideração essa capacidade. Um dos problemas relacionados a isso vem do alto preço inicial para aquisição apesar de se pagar dentro de um prazo mais longo, descontando diretamente da conta de energia.

Levando em consideração os fatores citados, podemos perceber que apesar de todos os benefícios dessa fonte de energia, ela não tem uma grande popularidade, as pessoas no geral ainda não têm interesse nesse tipo de investimento, logo se faz necessário alternativas para contornar o alto valor de aquisição inicial para gerar mais interesse popular.

  1. Palavras-chave

Painel solar; energia renovável; energia solar; meio ambiente; energia limpa

  1. Introdução

A energia solar tem um grande potencial de geração no Brasil por conta da grande incidência de raios solares por todo seu território, é uma energia limpa, renovável gratuita, gera uma grande valorização do próprio imóvel e que também pode ser usada em lugares isolados, dito isso, ela tem suas desvantagens, durante a noite não é possível gerar energia elétrica e o sistema de armazenamento off grid como é chamado, é caro e não tem capacidade grande capacidade de armazenamento de energia(MARQUES e KRAUTER e LIMA, 2009. p. 153). O alto custo de aquisição também é um problema já que segundo pesquisas o valor mínimo para adquirir um kit solar e também pagar por instalação fica em torno de R$15,818.78, mas apesar disso é um valor que se paga a longe prazo, sendo descontado da sua conta de energia elétrica.

A falta de incentivos no Brasil ainda é um problema apesar de ter aumentado nos últimos anos, um dos estados que mais gera energia solar é Minas Gerais, o governo local extinguiu a tributação dupla e caso haja interesse por parte de um cidadão qualquer nesse tipo de energia, existem financiamentos que facilitam a aquisição de um kit. Dito isso, são poucos os estados que dão mais importância para essa fonte de energia, o que pode ser considerado um erro já que o potencial de geração desse tipo de energia existe em todo Brasil (COSTA e LOPES e UTURBEY, 2018. p. 3).

Em suma, a energia solar tem mais pontos positivos do que negativos e vale a pena o investimento caso aja condições para o mesmo, é um tipo de energia que não polui, é silenciosa, fora o benefício de ser uma usina que ocupado pouquíssimo espaço em relação as usinas hidrelétricas já que em comparação uma usina deste tipo tem um impacto extremo no meio ambiente, desmatamento de grandes áreas e destruição de habitats de várias espécies. É também uma opção muito mais atrativa para estados que sofrem com a estiagem que é a baixa dos rios e lagos, como em São Paulo, Bahia, entre outros.

Levando os fatos em consideração é possível notar como é grande o desperdício no não investimento nessa energia, então o objetivo deste projeto trata-se de estudar formas viáveis para redução de impostos em cima dos equipamentos iniciais para geração de energia já que o valor inicial apesar de ser recuperável não é atrativo para a maior parte das pessoas, tornando usinas de energia solar algo mais voltado para empresas e a popularização do mesmo poderia gerar grande impacto na economia brasileira.

  1. Objetivos

4.1 Geral. O projeto tem como objetivo a popularização da energia solar enfatizando a necessidade que existe em fazer uso de energias limpas e renováveis na capital de Manaus, Amazonas.

  1. Objetivos Específicos
  1. Redução de impostos gerados sobre a aquisição dos equipamentos iniciais.
  2. Redução dos impostos que regulamentam o uso de quem já tem os equipamentos para geração de energia solar.

  1. Revisão de literatura

As usinas de energia solar fotovoltaicas vêm ganhando espaço no brasil há muitos anos, no ano de 2012 a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, publicou a primeira resolução normativa que foi considerado um ato histórico já que permitiu que consumidores possam gerar e consumir sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis, isso inclui a energia solar. Fora que a mesma empresa desde então vem criando regulamentos sobre a microgeração e minigeração de energia fotovoltaica.

Desde sempre a sociedade vem buscando evoluções, quando novas descobertas são feitas, surgem mais descobertas em cima disso, e não foi diferente quando a humanidade descobriu a energia, desde então novas formas de energia vem sendo descobertas e testadas, existem várias fontes de energia e a tendência é que continua se procurando fontes mais limpas e renováveis já que as maiores fontes de energia usadas pela humanidade atualmente não são renováveis e ainda por cima poluem e destroem o meio ambiente (Araújo, 2001. p. 5).

Existem muitas formas de se gerar energia nos dias de hoje, a sociedade está acomodada com o que já existe pois de fato é algo que vem de muito tempo, porém, sabemos que a fontes de energia que mais usamos atualmente são limitadas, a busca por fontes renováveis deve ser prioridade levando em consideração principalmente o meio ambiente e a necessidade extrema que temos de usinas hidrelétricas.

  1. Metodologia

Nesta pesquisa utilizaremos como método as pesquisas bibliográficas e documentais. Será baseada por meio de trabalhos de leituras previamente realizadas, advindas principalmente de livros teóricos e artigos científicos do lócus de pesquisa, pois se levarmos em consideração que o Brasil está em constante mudança, necessitamos saber como está a situação atual do nosso país em relação a energia fotovoltaica, mudanças em relação a necessidade de energia solar podem aumentado ou diminuído, por tanto, primeiramente devemos ter conhecimento da situação atual para então analisarmos de fato como pode ser feita a popularização desta fonte de energia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com