TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Segurança Do Trabalho

Trabalho Escolar: Projeto De Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 2

PROJETO DE SEGURANÇA DO TRABALHO DA EMPRESA ANHANGUERA

INTRODUÇÃO

Um dos pre requisitos para obtenção da produtividade e eficácia numa empresa é uma boa condição de ambiente de trabalho. Isso certamente trará melhoria na qualidade de vida e estimulo a hábitos saudáveis de seus trabalhadores. O crescimento e melhoria da qualidade da empresa está relacionado com o comprometimento de seus funcionários, que é resultado dos valores que os mesmos agregam ao ambiente de trabalho. Não obstante está a preocupação dos trabalhadores e da empresa com a qualidade de vida como um todo e com o trabalho. É certo que a busca pela melhoria desta qualidade está relacionada com a aplicação das normas que orientam o empregador e empregado na higiene e segurança do trabalho.

Na maioria das empresas, e de acordo com o numero de empregados e sua estrutura organizacional, há uma área especifica que cuida da relação do trabalhador com o ambiente de trabalho. Isso ficou mais claro a partir da criação e oficialização das profissões da área de segurança e medicina do trabalho. Com isso foram intensificadas as atividades de prevenção. Colaborou também a melhoria na legislação especifica que possibilitou a criação das Normas Regulamentadoras. A segurança e higiene no trabalho está garantida na constituição a todos os tralhadores e garante segurança e prevenção de acidentes dentro e fora do ambiente de trabalho.

A empresa Anhanguera preocupa-se em propiciar uma melhor integridade fisica e mental no que se refere a segurança dos seus trabalhadores, fato que motivou este projeto. Sua atividade principal está relacionada com projetos e serviços de instalações elétricas prediais e residenciais.

O quadro de pessoal da empresa é formado por Diretoria, que tem um diretor geral; diretor financeiro e um diretor de recursos humanos. Na administração tem um gerente técnico-administrativo e uma equipe de engenheiros, sendo 3 engenheiros eletricistas, um de segurança do trabalho e um civil. A equipe de serviços diversos é composta de 23 funcionários. Uma equipe especifica cuida da elaboração de projetos e licitações. A equipe técnica é formada por 60 funcionários divididos em 6 equipes de 10 pessoas, que trabalham em serviços externos de instalações elétricas e serviços pesados em caminhões, guindastes e maquinas de construção civil.

A diversidade de profissões e áreas de trabalho das equipes exige uma, tambem, diversidade de proteção e segurança no trabalho, o que requer uma adequada distribuição e aplicação dos equipamentos de proteção, individual e coletivo. Há também a necessidade uma continua preocupação com treinamento das normas obrigatórias e de conscientização com a segurança nas suas respectivas atividades.

OBJETIVO

O objetivo geral deste trabalho é elaborar um projeto de higiene e segurança do trabalho para uma empresa fictícia chamada Anhanguera.

Objetivos específicos consistem de:

 diagnosticar as áreas criticas de segurança do trabalho na empresa,

 verificar setores que estão suscetíveis a acidentes e elaborar os seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com