TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto "Ponte de paletes de sorvete"

Trabalho acadêmico: Projeto "Ponte de paletes de sorvete". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

FELIPE SOUZA CAMPOS - 715308

GUILHERME ALMEIDA BOFFO -

PONTE DE TRELIÇA PLANA

SANTO ANDRÉ

2014

FELIPE SOUZA CAMPOS - 715308

GUILHERME ALMEIDA BOFFO -

PONTE DE TRELIÇA PLANA

Relatório apresentado como parte dos requisitos para aprovação na disciplina Estática e Estruturas Isostáticas visando à obtenção do Grau de bacharel em engenharia pela Fundação Santo André.

Orientador: Yastami Nakamoto

SANTO ANDRÉ

2014

RESUMO

Este projeto tem como objetivo montar uma ponte com duas treliças planas paralelas formando sua estrutura, que vença o vão de um metro e seja feito de palitos de sorvete. Neste mesmo projeto, foi acrescentada uma pesquisa sobre tipos de treliças, flambagem, dentre outros tópicos. Após definir o tipo de treliça usada, dimensionamos o comprimento de cada barra e a quantidade de nós com base nos cálculos. Após isso, concluiu-se que a ponte tem estrutura para agüentar até 80 kg.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

O projeto de Ponte de Palito de Sorvete é uma atividade curricular da disciplina Estática e Estruturas Isostáticas do Curso de Engenharia Civil que permite aos alunos a aplicação dos conceitos desenvolvidos no decorrer do curso de uma maneira extremamente prática.

De acordo com as especificações do projeto fizemos os cálculos da ponte baseado no método dos nós e definimos os esforços que cada barra da treliça irá suportar.

Utilizando palitos de sorvete, diferentes tipos de cola, três suportes de madeira maciça e um olhal M10, foi construída uma ponte com o objetivo de suportar 80 kg.

.

1.1 Objetivos

Projeto e construção de uma ponte de treliça plana, utilizando como materiais de construção palito de sorvete e cola, para vencer um vão de 1 (um) metro e realizar o teste de carga para no mínimo 50 kg.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Treliçãs Planas

Denomina-se treliças planas toda estrutura formada por barras (independente do formato) e nós ligados entre si, de diversos materiais, formando triângulos cujas cargas são distribuidas. São chamadas “planas” pois todos elementos estão no mesmo plano.

2.1.Classificação das treliças

As treliças planas em geral compartilham as características citadas acima, porém apresentam diversos formatos e modos de montagem, atendendo assim um número de situações muito abrangente.

A escolha do sistema estrutural em treliça espacial deve-se a algumas de suas características, que resultam em vantagens estruturais e construtivas em relação aos sistemas planos convencionais.

As principais vantagens da utilização de treliças espaciais são apontadas por MAKOWSKI (1981).

Comportamento tridimensional permite uma distribuição de esforços bastante homogêneo entre as barras que compõem a estrutura, permitindo a padronização das seções e redução de peso próprio da estrutura.

Possuem grande rigidez a flexão, alto grau de indeterminação estática e podem apresentar grande número de barras redundantes, o que segundo o autor pode representar uma reserva de segurança do sistema.

Podem ser fabricadas em pequenas partes ou elementos de peso próprio reduzido facilitando o transporte e a montagem, resultando na redução de custos.

O espaço entre os banzos superiores e inferiores pode ser utilizado para passagem de instalações diversas.

As treliças espaciais propiciam grande liberdade aos arquitetos, permitindo que se projete grandes vãos, atendendo à necessidade de espaço e tirando partido arquitetônico da estrutura, cujo aspecto visual pode ser integrado às edificações, conferindo-lhes estética e funcionalidade.

Para se explorar da melhor forma possível as vantagens das treliças espaciais, como em qualquer sistema estrutural, é necessário um projeto coerente. O projeto deve considerar a integração da estrutura com a arquitetura aliando durabilidade com economia de material, fabricação e montagem.

A treliça é uma solução estrutural simples. Na teoria de projeto, os membros individuais de uma treliça simples são sujeitos somente a forças de tração e compressão e não a forças de flexão, Portanto, na maioria das vezes, as vigas de uma ponte treliçada são delgadas. As treliças são compostas de várias pequenas vigas que juntas podem suportar uma grande quantidade de peso e vencer grandes distâncias. Na maioria dos casos, o projeto, construção e erguimento de uma ponte treliçada é relativamente simples. Contudo, uma vez instaladas, as treliças ocupam uma grande quantidade de espaço em relação ás pontes de vigas, e em alguns casos podem servir de distração para os motoristas.

Como as pontes de viga, há as treliças são simples e contínuas. O pequeno tamanho dos elementos individuais da treliça a tornam uma ponte ideal para lugares onde grandes partes e secções não podem ser transportados nem erguidos e onde grande guindastes e equipamentos pesados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com