TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Sara

Pesquisas Acadêmicas: Projeto Sara. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  500 Palavras (2 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 2

DESAFIO 7 DE SETEMBRO

O quadro Independência ou morte ou Grito do Ipiranga, criado por Pedro Américo, nos mostra como as imagens podem ser portadoras de um discurso histórico. Na cena retratada percebemos elementos como imponência, heroísmo, liderança, vigor e harmonia. Podemos perceber também a celebração não apenas da independência do país em 1822, mas o enaltecimento daquele a quem são dadas as honras pelo feito de promoção da autonomia nacional e libertação da expropriação metropolitana, D. Pedro I.

O quadro foi concluído no ano de 1888 e foi uma obra encomendada pelo então imperador do Brasil, D. Pedro II, tendo, portanto, interesses claros que elucidam sobre seu conteúdo, assim como seu contexto de produção esclarece sobre sua condição de invenção, tão próxima do real quanto à necessidade de fazê-lo perfeito, solene, belo e memorável.

A independência do Brasil pode não ter tido tanto garbo quanto a representação proposta por Pedro Américo e hoje, momento em que vivemos numa democracia republicana e as relações de exploração entre as nações obedecem outros moldes distintos daqueles ditados pelo mercantilismo, podemos questionar as independências ilusórias e as memórias que ocultam problemas, silenciam vozes e criam mitos.

Tentaremos a partir de uma leitura crítica dos eventos de 7 de setembro de 1822 e de sua representação pelas cores e traços de Pedro Américo analisar nossas visões sobre a memória desse acontecimento, seu valor para a evolução das instituições políticas nacionais e nossa consciência a respeito das possibilidade de proclamarmos independências novas sobre prisões antigas que persistem ou sobre amarras recentes que tentam nos fazer cativos.

A releitura do quadro de Pedro Américo será viabilizada nos termos abaixo que propõem caminhos facilitadores para nossas proposições e análises sobre o tema.

Categorias do Desafio 7 de setembro.

1- Confeccione um desenho, colorido ou não, que traga uma nova abordagem sobre o quadro de Pedro Américo. Use sua criatividade para recriar espaços, pessoas e ações. Você também poderá realizar a manipulação digital desse quadro, inserindo balões com diálogos para complementar a cena ou usando tecnologias que permitam inserir elementos na mesma ou alterar seus traços. Há ainda a possibilidade de produção de caricatura ou charge, desde que se relacionem com o Grito do Ipiranga ou com o contexto do processo de construção da independência. Os desenhos poderão ser entregues em folhas de tamanho A4 ou cartolinas.

2- Elabore um texto que contenha um comentário referente à leitura da cena pintada por Pedro Américo respondendo a questões como: Que visão de história é possível ver na cena? Quem são os sujeitos históricos representados e que funções são atribuídas aos mesmos? Que ideologias envolvem a produção da imagem? Você estará livre também para criar perguntas que direcionem as suas explicações.

3- Elabore um desenho que aborde a temática “O Grito do Ipiranga no Brasil de hoje”, onde você representará através de imagens novas possibilidades de independência nos nossos dias.

Aprender é sempre um desafio e sua maior recompensa é a certeza de que caminhamos para um desenvolvimento pleno de nossas potencialidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com