TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades das Substâncias Puras

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

Centro Universitário Unifacvest

Aluno: Lucas Pereira de Jesus

Curso: Engenharia Mecânica V

Disciplina: Termodinâmica

Propriedades das Substâncias Puras

        Uma substância pura é aquela que tem uma composição química fixa em toda a sua extensão, por exemplo: água, azoto, hélio, nitrogênio, carbono, etc.

        Elas existem em diferentes fases: sólida, líquida e gasosa. Mesmo dentro de uma determinada fase, a substância pode ter várias configurações moleculares que a diferencia, como por exemplo: o carbono que pode ser grafite ou diamante em sua fase sólida, o Hélio tem duas fases líquidas e o ferro tem três fases sólidas.

        Em algumas situações duas fases de uma substância pura coexistem em equilíbrio. Por exemplo num condensador onde a água existe em forma líquida e gasosa.

        Liquido comprimido: é quando o liquido se encontra em uma determinada pressão e temperatura e que nessas condições a substância encontra-se no estado líquido e não está em situação de evaporar. Ex.: água a 1atm e 20°C.

        Liquido saturado: um líquido está em condição de temperatura e pressão eminente para se transformar para estado gasoso. Ex.: água a 1atm e 100°C.

        

        Quando a ebulição começa a temperatura só irá aumentar após todo o liquido ser transformado em vapor. Durante este processo de transformação de fase temos a mistura denominada líquido-vapor saturada.

        

        Vapor saturado: ocorre logo após todo o líquido ter se transformado em estado gasoso.

        

        Vapor superaquecido: é quando a substância já está toda transformada em vapor e não está prestes a condensar. Ex.: água a 1 atm e 200°C.

        Calor latente: Denomina-se a quantidade de energia absorvida ou liberada durante um processo de mudança de fase.

        Temperatura de saturação e pressão de saturação: por exemplo a temperatura para ferver água só é de 100°C em pressão normal (1 atm), em outras pressões esta temperatura varia, para diferentes pressões, diferentes temperaturas de ebulição.

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

Relações entre pressão-volume-temperatura[pic 4][pic 5]

Diagrama T-V para substância pura a várias pressões.          Diagrama P-T para substâncias puras.      

[pic 6][pic 7]

Na esquerda Diagrama P-V para substâncias puras que se contraem ao solidificar-se e na direita o Diagrama P-V para substâncias puras que se dilatam (como por exemplo: a água).

[pic 8][pic 9]Diagrama Tridimensional P-V-T: na esquerda para substâncias que se contraem ao solidificar-se e na direita o Diagrama P-V-T para substâncias puras que se dilatam (assim como a água).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (147.3 Kb)   docx (560.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com