TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática circuito retificador de meia onda e onda completa

Por:   •  8/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.561 Palavras (7 Páginas)  •  821 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA ELETRO-ELETRÔNICA

FABSON JOSÉ SALDANHA DOS SANTOS

LUANA DE JESUS SANTOS

RELATÓRIO DE PRÁTICA:

CIRCUITO RETIFICADOR: MEIA ONDA E ONDA COMPLETA

Salvador

2017

FABSON JOSÉ SALDANHA DOS SANTOS

LUANA DE JESUS SANTOS

RELATÓRIO DE PRÁTICA:

CIRCUITO RETIFICADOR: MEIA ONDA E ONDA COMPLETA

Relatório de prática, solicitado pelo professor Cleber, como requisito de avaliação parcial da I Unidade, da disciplina Eletrônica Geral, no Instituto Federal Bahia – IFBA, Campus Salvador.

Salvador

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1

2 PRATICA EXPERIMENTAL 1

2.1 CIRCUITO RETIFICADOR DE MEIA ONDA 1

2.1.1 Material e métodos 1

2.1.2 Resultados e discurssões 2

2.2 CIRCUITO RETIFICADOR DE ONDA COMPLETA CENTER TAPE 4

2.2.1 Material e métodos 4

2.2.2 Resultados e discursões 5

2.3 RETIFICADOR DE ONDA COMPLETA COM PONTE 5

2.3.1 Materiais e métodos 5

2.3.2 Resultados e discursões 6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERENCIAS 7

APENDICE 7

1 INTRODUÇÃO

Diodos são componentes eletrônicos, confeccionados com materiais semicondutores, que promove a passagem de corrente em um único sentido. São elementos com polos, positivo e negativo, definidos. O fluxo de corrente ocorre quando estão diretamente polarizados, do polo positivo ao polo negativo.

Por possuírem essa característica, é possível utilizar os diodos como retificadores de sinal, transformando corrente alternada em corrente contínua pulsante. Pode ser classificado como circuito retificador de meia onda, quando possui apenas um diodo; circuito retificador de onda completa, quando possui dois diodos com um transformador com center tape, ou quatro diodos ligados em ponte com transformador simples.

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de um conjunto de práticas experimentais realizadas no laboratório de eletrônica, no Instituto Federal da Bahia, campus Salvador, a respeito dos circuitos retificadores de meia onda e onda completa.

A fim de fundamentar a elaboração deste relatório, as metodologias empregadas foram: a revisão bibliográfica, a qual foi realizada utilizando livros, websites, apostilas virtuais; e a prática de laboratório, realizada com base no roteiro da prática disponibilizado pelo docente.

2 PRATICA EXPERIMENTAL

2.1 CIRCUITO RETIFICADOR DE MEIA ONDA

2.1.1 Material e métodos

Na primeira etapa do procedimento, reuniu-se o material necessário para montar o circuito retificador de meia onda. No experimento, montado na figura 1, utiliza-se um gerador de funções, transformador abaixador, um osciloscópio, um cabo coaxial para eletrodos, um resistor, uma matriz de contato (protoboard) e um diodo (IN4007). O objetivo desta prática experimental é converter o sinal de corrente alternada em sinal de corrente contínua pulsativa, com o uso do diodo diretamente polarizado. E assim observar, no osciloscópio, as formas de onda na saída (Vo) dos circuitos retificadores de meia onda.

Figura 1 – montagem do circuito retificador de meia onda

Fonte: Autoria própria.

Monta-se, então, o circuito retificador de meia onda de acordo com o esquema da figura 2. Para o ponto A positivo em relação a B, o diodo está polarizado diretamente e conduz. A corrente circula de A até B passando pelo diodo e RL. Para o ponto A negativo em relação a B, o diodo está polarizado inversamente e não conduz. Tem-se corrente em RL somente nos semiciclos positivos de entrada. Os semiciclos positivos passam para a saída e os semiciclos negativos ficam no diodo.

Figura 2 – Diagrama do circuito retificador de meia onda

Fonte: CORRADI, 2014 (adaptada)

2.1.2 Resultados e discurssões

Seguindo o procedimento experimental do roteiro, iniciou-se a medição da tensão eficaz na saida do transformador aplicada na entrada do retificador e a tensão continua na carga, utilizando o multimetro digital, os resultados são apresentados na tabela 1.

Tabela 1 – Grandezas elétricas medidas com o multímetro

Componente VAC VDC

Vsecundária 17,8 v -

Vcarga - 7,6 v

Fonte: Autoria própria

Com o osciloscópio utilizando-se o protoboard, interconectou-se o resistor, o gerador e o diodo. O diodo então retificou a corrente em meia onda, onde só os semiciclos positivos foram aproveitados e transformados em uma corrente contínua pulsativa, como pode ser observado na figura 3. Observou-se a forma de onda na saída do retificador, sendo o Vpp=24,4v.

Figura 3 – Forma de onda no osciloscópio com a presença do diodo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com