TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões de Hidraulica e Hidrometria

Por:   •  4/8/2019  •  Exam  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que é hidrometria?

Parte da hidrologia que trata da medição da água nas diversas fases do ciclo hidrológico, como:

- Medições das vazões;

- Velocidade dos líquidos em tubos ou canais;

- Profundidade e variação do nível da água;

- Medida das seções de escoamento e das pressões;

- Ensaio de bombas e Turbinas;

2) Podemos utilizar os orifícios e bocais para medir pequenas vazões? E para médias e grandes vazões?

Para pequenas vazões, podemos sim utilizar orifícios e bocais para fazer a medição da vazão, inclusive existem métodos definidos para tais medições. A utilização desta metodologia para médias e grandes vazões é desaconselhável.

3) O que são vertedouros? Qual a sua finalidade?

Os vertedouros são dispositivos utilizados para medir e/ou controlar a vazão em canais ou obras hidráulicas, e geralmente, são estruturas perpendiculares ao fluxo da corrente, que acumulam água a sua montante até que se atinja o nível suficiente para que escoe por cima da soleira do vertedouro. Isso demonstra claramente que a pressão reinante nesse dispositivo, diferentemente do orifício e bocal, é a pressão atmosférica. Vertedouros normalmente possuem a função de controlar o fluxo ou acúmulo de água num determinado recipiente, ou reservatório, funcionando como um extravasor, quando a cota determinada é atingida.

4) O que são medidores Deprimogênios?

São medidores de vazão em que o fluxo é calculado com base no diferencial de

pressão ocasionado.

5) Como são feitos os cálculos de vazão nos tubos de Venturi e de Diafragma?

Fazendo medições em diferentes pontos conhecidos, tanto a seção quanto a distância entre eles. Desta forma com os dados de diferença de pressão entre os dois pontos conhecidos é possível determinar a vazão que está passando pelo medidor.

6) O que são medidores Magnéticos? Como funcionam?

São medidores de vazão que utilizam a lei de Faraday como referência para efetuar a medição de vazão, com base no princípio de que “a velocidade na qual determinado condutor se move é proporcional à tensão induzida por este em movimento reto através de um campo magnético.”

Podemos dizer que esses medidores geram, por meio de imãs ou bobinas situadas em ângulo reto com o fluxo, campo magnético na seção da tubulação. Isso causa uma separação das partículas do líquido por carga elétrica. Isso é mensurado por dois eletrodos capazes de fazer esse reconhecimento, dispostos em regiões opostas da mesma seção.

7) Do que é composto o Hidrômetro? Onde eles são mais utilizados?

Os hidrômetros são compostos basicamente de uma turbina que é girada pelo fluxo da água ao atravessar o aparelho, as engrenagens localizadas acima da turbina e a parte registradora, na qual visualizamos o registro da vazão. É o medidor mais utilizado por companhias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com