TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RDTECNOLOGIA

Trabalho Escolar: RDTECNOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

RECURSOS DIDÁTICOS E TECNOLÓGICOS – 60h

UNIDADE 1

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Como podemos definir tecnologia?

Resposta:

2. Como podemos definir tecnologia educacional?

Resposta: O uso das tecnologias na área educacional de acordo com Tajra, no inicio da introdução dos recursos tecnológicos na área educacional, houve uma tendência a imaginar que as tecnologias iriam solucionar os problemas educacionais, podendo chegar, inclusive a substituir os próprios professores. No entanto, com o passar do tempo, percebeu-se a possibilidade de utilizar esses instrumentos para sistematizar os processos e a organização educacional e uma reestruturação do papel do professor.

.

3. O desenvolvimento e aperfeiçoamento das tecnologias provocaram profundas transformações na sociedade. Comente sobre três grandes benefícios provenientes das transformações tecnológicas em cada uma das áreas: educação, saúde, comunicação, meios de transporte e ciência.

Resposta:

4. O que são recursos didáticos independentes e recursos didáticos dependentes. Cite e comente três recursos independentes e três dependentes e respectiva aplicação em sala de aula.

5. Como estão classificados os recursos didáticos: Explique?

6. Assista ao vídeo no Youtube, sobre a Evolução da Comunicação humana e faça uma análise sobre o avanço da tecnologia e sua importância para a evolução humana. Para assistir o vídeo, acesse o link: http://www.youtube.com/watch?v=1OvMh-lA-_A>

7. Defina o que são “nativos e imigrantes digitais?” Explique como cada um deles pode aprender com as tecnologias. (Veja informações no módulo p. 17 e em nossa pasta no moodle).

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na Internet e assista aos vídeos indicados.

1. Leia a crônica de Ruben Alves “Quero uma escola retrógrada”, que está ao final do módulo, e faça uma analise crítica das charges em anexo.

2. Faça uma leitura atenta dos textos e escreva, com suas palavras, o que é tecnologia educacional. O texto deverá ter no mínimo 10 linhas.

3. Por que devemos ter cautela em relação ao aspecto inovador da tecnologia em ambientes de aprendizagem?

4. Dos recursos didáticos apresentados, comente sobre os que você conhece, destacando a importância de cada um deles na prática pedagógica.

UNIDADE 2

EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA: APORTES TEÓRICOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Descreva sobre as vantagens e desvantagens do uso do computador nas escolas. Justifique sua resposta.

2. O que você entende por alfabetização digital? Explique.

3. Como podemos definir a Internet como ferramenta educacional e quais as possibilidades de seu uso em sala de aula?

4. Destaque as principais ideias referentes ao papel e ao uso da Internet em sala de aula, enfocando a função do professor e dos alunos na utilização dos recursos que ela oferece.

5. Faça um breve histórico sobre o surgimento do World Wide Web (www), considerando os textos da unidade e também com pesquisas na Internet.

6. Ao acessar a Internet, o que você faz primeiro? Esta ação serve para sua educação e formação?

7. Com base na leitura desta unidade e, também, em estudos anteriores, destaque as ideias principais sobre a teoria construtivista.

8. A teoria construcionista, de Seymour Papert, e o ciclo descrição-execução-reflexão-depuração-descrição, descrito por José Armando Valente, estão relacionados á teoria piagetiana (Construtivista). Como podemos identificar essa relação?

9. Investigue a prática pedagógica realizada em uma escola, em ambientes informatizados, e faça uma análise crítica sobre os resultados. Esta investigação pode ser realizada na própria escola ou junto a um aluno matriculado no Ensino Fundamental.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na Internet e assista aos vídeos indicados.

1. Escolha um tema de seu interesse para uma pesquisa na Internet. Após a pesquisa, redija um texto sobre o assunto. Não se esqueça de informar as páginas pesquisadas.

2. Em tópicos, liste as principais experiências da inserção do computador na educação no Brasil.

4. Como o professor precisa se adequar para inserir o uso da internet durante suas aulas?

5. Escreva, em 10 tópicos cada, as vantagens e desvantagens do uso da Internet na educação.

UNIDADE 3

POSSIBILIDADES DE USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET NA EDUCAÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Os programas educativos podem ser armazenados em CD-Rom ou disponibilizados em uma página na Internet. Pesquise e relacione alguns títulos, com os respectivos endereços, quando se tratar de páginas na Internet (http://www.----) e explique, com suas palavras, o aspecto pedagógico dos programas educativos pesquisados.

2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com