TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFORÇO DO SUBLEITO COM GEOGRELHA

Por:   •  14/9/2016  •  Tese  •  935 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAIBA

FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA E URBANISMO.

ENGENHARIA CIVIL

REFORÇO DO SUBLEITO COM GEOGRELHA

ELLEN DE CASSIA ALMEIDA BARBOSA DE SOUZA

Orientador: Prof. MSc. Marcos Vinicius de Oliveira Rezende

                                                         

São José dos Campos – SP

Maio de 2015

SUMÁRIO

  • RESUMO ...................................................................................................................01
  • ABSTRACT ..............................................................................................................02
  • INTRODUÇÃO ........................................................................................................03
  • OBJETIVO ...............................................................................................................04
  • MATERIAIS E MÉTODOS ....................................................................................05  

RESUMO

Existem muitas vias em todo o território nacional que estão em más condições de trafegabilidade, que consequentemente geram gastos elevados ao país, como aumento do consumo de combustíveis, aumento dos custos de manutenção da frota e pelos acidentes, afetando a sociedade. As patologias mais comuns encontradas nas estruturas são os afundamentos de trilha de roda e trincas por fadigas do revestimento asfáltico. A solução para esses efeitos danosos será um projeto de dimensionamento como uso da geogrelha, diminuindo o custo final e uma vida útil prolongada.

Palavra chave: Subleito; Reforço.

ABSTRACT

There are many roads throughout the national territory are in poor condition trafficability, which consequently generate high costs to the country, as increased fuel consumption, increased maintenance costs of the fleet and accidents affecting society. The most common conditions found in the structures are the wheel track sags and fatigue cracking of the asphalt coating. The solution to these harmful effects will be a design project as use of geogrid, reducing the final cost and long life.

Keywords: Subgrade; Reinforcement.

INTRODUÇÃO

SUBLEITO

 

Denominamos subleito o terreno de fundação preparado para receber o pavimento industrial. No Brasil, que segue a escola européia de trabalhar com pisos delgados, o subleito, que na maioria das vezes exerce o papel de fundação direta, é uma camada bastante exigida pela transmissão de esforços do pavimento industrial ao solo.

PORQUE REFORÇAR COM GEOGRELHA

Conforme pesquisado, observou-se que a geogrelha pode exercer diversas funções dentro de uma estrutura de pavimento, porém a mais comum delas é a de reforço. Para tanto, esse geossintético atua suportando tensões de tração existentes nas partes inferiores das estruturas, criando uma espécie de confinamento à base. Com isso o módulo de resiliência da camada é elevado, o que além de evitar deformações horizontais e consequentemente verticais, e também ocasionar uma melhor distribuição de tensões no subleito, favorecendo os aspectos técnicos da estrutura.

[pic 1]

Figura 01 – Colocação de Geogrelha na extensão da Via Norte

OBJETIVO

Estudar a extensão da Via Norte em São José dos Campos, visando o aprofundamento teórico e prático do subleito reforçado com geogrelha. O trecho tomado será os 2,6km de pista para estudo, ensaio e projeto físico.

A idéia para implantação deste projeto foi para dar melhor acesso da Região Norte à Zona Norte. A região Norte já possui mais de 60 mil habitantes, com um movimento de 25 mil carros/dia, porém possuía um único acesso. Os viadutos antigos estavam sem condições estruturais de receber veículos mais pesados, devido ao grande número de veículos interagindo com grande número de bicicletas transitando sem proteção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (359.6 Kb)   docx (206.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com