TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Radiações

Artigo: Radiações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Artigo  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Quando falamos em radiação, as pessoas geralmente associam esta palavra com algo extremamente perigoso, mas o que elas não sabem é que, estamos expostos diariamente à radiação. Radiação é a emissão e propagação de energia de um ponto a outro, seja no vácuo ou num meio material. Isto pode ocorrer através de fenômenos ondulatórios ou por partículas com energia cinética.

As radiações ionizantes existem no Planeta Terra desde a sua origem, sendo portanto um fenômeno natural. No início, as taxas de exposição a estas radiações eram certamente incompatíveis com a vida. Com o passar do tempo, os átomos radioativos, instáveis, foram evoluindo para configurações cada vez mais estáveis, através da liberação do excesso de energia armazenada nos seus núcleos. As radiações ionizantes continuaram a “trabalhar” este material ao longo das eras, produzindo modificações que contribuíram para o surgimento da diversidade de seres vivos que povoaram e povoam a Terra.

No final do século passado, com a descoberta da radioatividade e dos raios X, houve um uso indiscriminado das radiações ionizantes. Uma série de fatos chamou a atenção dos cientistas de que havia necessidade de estudos mais meticulosos dos efeitos biológicos destas radiações nos seres humanos. Observações iniciais como danos na pele, queda de cabelos em pacientes irradiados e efeitos nos descendentes após a irradiação do tecido germinativo de plantas e animais, foram constatados.

No entanto, os benefícios advindos do uso das radiações ionizantes são incontáveis, sendo as principais a cura de tumores através da terapia, e a detecção precoce de doenças através do diagnóstico.

Existem dois tipos de fontes de radiação. Nelas estão:

Fontes naturais :Na categoria de fontes naturais encontram-se os produtos de decaimento do urânio e tório, que são o radônio e o torônio. Estes elementos são encontrados em rochas, solos, sedimentos e minérios que contém concentrações significativas destes elementos e que com o decaimento radioativo transformam-se em radionuclídeos pertencentes à estas famílias radioativas. São gasosos e depositam-se nas partes mais baixas dos ambientes devido a seu alto peso atomico. Outra fonte de origem natural, é a radiação cósmica, proveniente do espaço sideral, como resultante de explosões solares e estelares.

Fontes Artificiais: São constituídos de aparelhos eletrônico e não-eletrônicos. Nos aparelhos eletrônicos, utilizam eletricidade como fonte de energia para acelerar partículas e gerar radiação ionizante e, só emitem radiação, no momento em que são energizados. Já nos aparelhos não-eletrônicos, por serem fontes vivas, devem ter cuidados adicionais no seu manuseio, pelo fato de emitirem radiação continuamente.

Podemos encontrar também vários tipos de radiações como:

Radiação Alfa : As radiações alfa são as que têm o menor poder de penetração e uma alta taxa de ionização. Para exposições externas, são inofensivas, pois não conseguem atravessar as primeiras camadas epiteliais. Porém, quando os radionuclídeos são ingeridos ou inalados, por mecanismos de contaminação natural ou acidental, as radiações alfa, quando em grande quantidade, podem causar danos significativos na mucosa que protege os sistemas respiratório e gastrintestinal e nas células dos tecidos adjacentes. Nesse caso, o corpo da pessoa contaminada passa a ser uma fonte radioativa.

Radiação Beta: O poder de penetração destas partículas é pequeno e depende de sua energia. Para o tecido humano, consegue atravessar espessuras de alguns milímetros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com