TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes - Kurose - Capitulo 1

Casos: Redes - Kurose - Capitulo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 5

Redes - kurose - Capítulo 01

01) Sistemas finais são computadores que se ligam nas periferias da internet. Hospedeiros são um tipo de sistema final que hospeda (isto é, executa) programas de aplicação, como um programa leitor de email ou um programa Servidor Web. Exemplos de sistemas finais são computadores de mesa, computadores portáteis e servidores. Sim, um servidor Web é um sistema final, pois ele envia/recebe mensagens para outros sistemas finais por meio da internet.

04) Como acesso residencial, temos acesso dial-up, DSL e a cabo. Como acesso corporativo, temos Ethernet e Wi-fi. Como acesso móvel, temos a telefonia celular (3G).

11) O pacote é enviado pelo enlace a uma taxa R1. Ele, então é, armazenado no comutador, o que leva um tempo L/R1. Em seguida, o pacote é enviado para seu destino final, o que leva um tempo L/R2. Como se deve desprezar os atrasas de processamento, fila e propagação, o atraso fim a fim será dado por:

d fim a fim = L/R1 + L/R2 = L (1/R1 + 1/R2)

12) Em uma comutação de circuitos, como aloca-se previamente a utilização do enlace de transmissão independente da demanda, a taxa de transmissão é garantida e os atrasos de transmissão são controlados, diferente da comutação de pacotes, onde a banda de enlace é alocada segundo a demanda, podendo fazer o pacote esperar muito até conseguir achar um enlace livre. Em relação a TDM, sua vantagem é que ela usa a totalidade da conexão no intervalo do enlace, enquanto na FDM a taxa de conexão é limitada durante todo o tempo.

13) a- Sendo a disponibilidade do enlace de 2 Mbits/s e a taxa usada para cada usuário de 1 Mbits/s, para descobrirmos o número de usuários, é só dividir uma pela outra. Assim, 2 Mbits/s / 1 Mbits/s = 2 usuários. Ou seja, somente dois usuários podem transmitir simultaneamente no enlace.

b- Não haverá atraso de fila se dois usuários tiverem transmitindo, pois, como calculado no item a, há disponibilidade para ambos transmitirem simultaneamente. Caso um terceiro usuário queira transmitir também, ele deverá esperar que os dois primeiros terminem sua transmissão.

c- se um usuário transmite apenas 20% do tempo, então a probabilidade de ele estar transmitindo é de 20% = 20/100 = 0,2.

d- Se cada usuário gasta 20% do tempo, ou seja, probabilidade 0,2 para transmitir, para 3 usuários transmitirem simultaneamente, a probabilidade será de (0,2)³=0,008 ou 0,8% do tempo.

16) existem 4 tipos de atraso:

atraso de processamento: tempo demorado para fazer a análise do cabeçalho do pacote e direcioná-lo para o enlace que ele será transmitido. É variável, pois depende do processamento do roteador.

atraso de fila: tempo que o pacote espera para que todos os outros pacotes antes dele sejam transmitidos. É variável, pois depende do tamanho da fila do roteador.

atraso de transmissão: tempo esperado pelo pacote para que ele possa entrar no enlace. É constante, pois depende do tamanho do pacote (L) e da taxa de transmissão do enlace (R).

atraso de propagação: tempo demorado pelo pacote para que ele possa percorrer o enlace de um roteador para o outro. É constante, pois depende da distância entre os roteadores (d) e da velocidade de transmissão do pacote (s).

17)

18) dados:

L = 1000 bytes = 1000 x 10³ bits = 10 bits

d = 2500 km = 2500 x 10³ = 25 x 10 m

r = 2Mbits/s

s = 2,5 x 10 m/s = 25 x 10 m/s

Usando a fórmula :

d fim a fim = d proc +d fila + d trans + d prop

Supondo que só haverá esse pacote a ser transmitido, não haverá atraso de processamento (d prop), pois todos os enlaces estarão desocupados. Levemos em consideração que o atraso de fila também será mínimo. Logo,

d fim a fim = d trans + d prop = L/R + d/s = 10 / 2 x 10 + 25 x 10 / 25 x 10 = 0,5 = 0,01 = 0,51 s

Supondo:

comprimento do pacote = L

distância entre roteadores = d

velocidade de propagação = s

taxa de transmissão = R

teremos:

d fim a fim = L/R + d/s

Como podemos ver na fórmula acima,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com