TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Mecanica dos solos - Indices Físicos

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI[pic 1]

Campus Alto Paraopeba

Curso de Engenharia Civil

LARISSA LOPES MARIZ – 154150012

LUIS CARLOS SOUSA SILVA – 154150011

DETERMINAÇÃO DOS ÍNDICES FÍSICOS E MASSA ESPECÍFICA DOS SÓLIDOS

2º SEMESTRE/2018

SUMÁRIO

1.Introdução.......................................................................................................................3

2.Objetivos.........................................................................................................................4

2.1. Índices físicos do solo – NBR 6457/86................................................................4

  1.  Massa específica dos sólidos – NBR 6508/84..................................................... 4
  1. Materiais......................................................................................................................4
  1.  Determinação dos índices físicos.........................................................................4
  2.  Massa específica dos sólidos................................................................................4
  1. Procedimento...............................................................................................................5
  1.  Calibração do Picnômetro – Massa específica.....................................................5
  2.  Procedimento do ensaio para massa específica dos sólidos.................................5
  3.  Procedimento do ensaio dos índices físicos do solo............................................ 6
  1. Conclusões...................................................................................................................7
  2. Referências Bibliográficas..........................................................................................8


  1. Introdução

Neste relatório apresentamos métodos para definir três índices físicos básicos, sendo eles: massa específica do solo, teor de umidade higroscópica e massa específica dos sólidos.

Os solos são elementos complexos formados por partículas minerais, sendo que estas partículas são variáveis em conformidade com o tipo de rocha originária, possuindo composição e tamanhos diferenciados. Além disso, os solos são formados também por matéria orgânica, constituída por restos de animais e vegetais decompostos, formando o chamado húmus.

A massa específica aparente do solo é determinada através de amostras indeformadas ou deformadas que bem representam o solo. Amostras indeformadas são preservadas a textura, a constituição mineralogia, a umidade e a estrutura do solo. E a deformada a estrutura não é preservada. A massa especifica é determinada através de ensaios regidos pela NBR 6457/1986 e NBR 6508/1984.

Através dos índices físicos podemos definir os solos, utilizando os parâmetros representativos do estado em que o mesmo se encontra na época de amostragem. No laboratório podemos determinar três índices: umidade, massa específica do solo e massa específica dos sólidos. Os demais são obtidos através das fórmulas de correlação entre eles.

Alguns aparelhos auxiliam na obtenção desses índices físicos, como por exemplo o picnômetro é utilizado para determinar a massa específica de líquidos e sólidos. É feito de vidro possui baixo coeficiente de dilatação térmica e a água é a substância padrão nele utilizada. com os ensaios findos e os dados disponíveis, calculamos os demais índices físicos, mas antes do resultado numérico, fazemos uma análise das formulas usadas para encontrá-los, importante para a compreensão do que cada índice realmente significa.

  1. Objetivos

  1. Índices físicos do solo – NBR 6457/86

Tem como objetivo a determinação do teor de umidade, da massa específica do solo e dos sólidos, dos índices de vazios, porosidade e grau de saturação de três amostras diferentes.

  1. Massa específica dos sólidos – NBR 6508/84

O objetivo deste relatório consiste em determinar a massa específica dos grãos de solo.

  1. Materiais

Para os testes a serem realizados com as amostras de solo, serão utilizadas as seguintes aparelhagens:

  1. Determinação dos índices físicos
  • Torninho;
  • Balança;
  • Berço;
  • Paquímetro;
  • Estufa;
  • Cápsulas.

  1. Massa específica dos sólidos
  • Balão volumétrico de 500cm³;
  • Termômetro;
  • Balança;
  • Bomba de vácuo;
  • Água destilada;
  • Estufa;
  • Cápsula;
  • Aparelho de dispersão.

  1. Procedimento

  1. Calibração do Picnômetro – Massa específica

Primeiramente obtêm-se a massa do picnômetro seco e vazio, depois coloca-se água destilada até a marca de referência do gargalo do picnômetro. Então homogeneíza a temperatura da água, usando o termômetro e em seguida determinar a temperatura da água em três profundidades.

Após esses passos, secar a fase externa do picnômetro e determinar a massa dele mais água. Depois aquece o conjunto picnômetro mais água, a uma temperatura de 5°C. Esse procedimento deverá ser repetido o número de vezes necessário para se obter o traçado da curva de calibração, onde nas abcissas serão colocadas as temperaturas e nas ordenadas a massa do picnômetro mais água.

[pic 2]

Figura 1 – Foto do Picnômetro utilizado com o termômetro.

  1.  Procedimento do ensaio para massa específica dos sólidos

A massa seca que vai utilizar no ensaio, dependerá de o solo ser arenoso ou argiloso. Para solos arenosos tomar uma amostra seca de aproximadamente 100g e para solos argilosos deverá ser de 70g.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (309.4 Kb)   docx (159.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com