TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de fisica experimental II

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 5

FÍSICA EXPERIMENTAL II

RELATÓRIO I

SUMÁRIO

1.        TÍTULO        

2.        INTRODUÇÃO        

3.        OBJETIVO        

4.        TEORIA        

5.        MATERIAL UTILIZADO        

6.        DESCRIÇÃO        

7.        TABELA E CÁLCULOS        

8.        CONCLUSÃO        

  1. TÍTULO

Painel Hidrostático.

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório contem dados do experimento realizado no painel hidrostático, onde serão usados diversos conceitos sobre fluidos.

Fluidos:

   É o termo que usamos para classificar certos tipos de substâncias que não possuem formato próprio, são expansivas e sendo assim tomam a forma do ambiente/objeto onde são postos. A água e ar são exemplos básicos de fluidos.

Densidade:

   A densidade de um corpo seja ele liquido, solido ou gasoso é dada pela divisão de massa pelo volume do próprio.

[pic 1]

Obs.: A densidade da água e do ar são aproximada e respectivamente 999,97kg/m³ e 1,20kg/m³.

Pressão:

   A pressão é dada pela razão da força normal (perpendicular) aplicada em uma área.

 [pic 2]

A pressão em um fluido estático como será feito no experimento depende da profundidade do ponto em estudo somado a pressão atmosférica.

[pic 3]

Obs.: A pressão atmosférica é representada pela unidade atm, onde, 1 atm = 1,01325 x  10 pa.

  1. OBJETIVO

O objetivo, através do experimento é analisar a relação que a pressão exerce em um fluido estático em variadas profundidades buscando um entendimento básico de como funciona a hidrostática.

  1. TEORIA

Pressão  é a relação entre uma determinada força e sua área de distribuição.

O termo pressão é utilizado em diversas áreas da ciência como uma grandeza escalar que mensura a ação de uma ou mais forças sobre um determinado espaço, podendo este ser líquido, gasoso ou mesmo sólido. A pressão é uma propriedade intrínseca a qualquer sistema, e pode ser favorável ou desfavorável para o homem: a pressão que um gás ou vapor exerce sobre a pá de uma hélice, por exemplo, pode ser convertida em trabalho. Por outro lado, a pressão da água nas profundezas do oceano é um dos grandes desafios para os pesquisadores que buscam novas fontes de recursos naturais.

Princípio de Stevin

O princípio de Stevin nos permite calcular a pressão em um líquido em repouso, estando com sua superfície livre em contato com a atmosfera.

Uma das consequências do princípio de Stevin é: “Em um líquido em equilíbrio, a pressões são iguais em todos os pontos da mesma horizontal”.

Princípio de Pascal

O Princípio de Pascal afirma que: “Um acréscimo de pressão exercido em qualquer ponto de um fluído é transmitido para todo o fluído”. Com esse princípio é possível construir e dimensionar macacos hidráulicos, prensas hidráulicas, etc.

[pic 4]

Como a pressão é igual em todos os pontos do fluído e supondo a área do pistão da direita sendo 5 vezes maior que o da esquerda tem-se:


[pic 5]

Dessa maneira uma força F¹ será, no exemplo, amplificada (F² ) cinco vezes. Esse seria a versão hidráulica da alavanca mecânica concebida por Arquimedes.

Manômetro

Um manômetro mede a diferença de pressão no ar ou em um líquido, comparando-a à pressão de uma fonte externa, geralmente uma amostra da atmosfera terrestre. Existem vários tipos de manômetros, sendo o mais simples um tubo piezométrico, que é um tubo único e uma base que segura o líquido. Os equipamentos mais comuns têm forma de U e tubos interconectados. Os manômetros são usados em pesquisas atmosféricas, estudos do clima, análises de gases e pesquisas da atmosfera de outros planetas. Eles são normalmente feitos de plástico ou vidro, e enquanto a maioria é feita para medições, alguns podem medir mudanças de forma digital. O manômetro de tubo único mede apenas a pressão de um líquido, pois não há lugar alternado para comparar gases. Um manômetro em forma de U essencialmente pressiona dois gases diferentes um contra o outro, e mede a força do gás capturado. O gás livre é geralmente o ar atmosférico.

  1. MATERIAL UTILIZADO

  • Painel Hidrostático;
  • Béquer;
  • Seringa;
  • Água.
  1. DESCRIÇÃO

Aplicamos com a seringa um determinado nível de água no painel tipo U e verificamos as alturas de hc e hd iniciais. Depois regulamos o manômetro submerso no béquer nas alturas (profundidade) de 0, 15, 30, 45 e 60 cm e com o tubo fechado calculamos os valores de hc, hd, hb e ha e preenchemos a Tabela I.

Depois com o tubo aberto fizemos as mesmas verificações para as mesmas profundidades e preenchemos a Tabela II.

[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12][pic 13][pic 14]

Função: Destinado ao estudo da pressão num ponto de um líquido em equilíbrio, princípio de Stevin. O princípio de Pascal, utilizando água. A prensa hidráulica, uma importante aplicação do princípio de Pascal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (485.6 Kb)   docx (75.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com