TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Mecânica Clássica - Erros e Medidas

Por:   •  29/4/2020  •  Relatório de pesquisa  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO (UFERSA)

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE MECÂNICA CLÁSSICA

PROFESSOR: FRANCISCO CÉSAR DE MEDEIROS FILHO

ALUNOS

Prática 01: ERROS E MEDIDAS

CARAÚBAS / RN

26/09/2019

1.0 – INTRODUÇÃO

A primeira aula da disciplina de Laboratório de Mecânica Clássica foi realizada no dia vinte três de setembro, no laboratório de mecânica clássica, no horário compreendido entre 18:50 e 20:30 horas. A aula foi ministrada pelo professor Dr. Francisco Cesar de Medeiros Filho, estávamos presentes na bancada de número cinco e os alunos presentes nesta eram Janiedson Gurgel de Souza, Pedro de Oliveira Carlos Junior, Artêmio Gomes de Oliveira e Reginaldo Erisson Menezes de Carvalho.

O assunto estudado na aula foi “Erros e Medidas”, que aborda conceitos da área de medições de grandezas e suas aplicações na resolução de problemas no cotidiano das pessoas, observando que as grandezas físicas são expressas em unidades fundamentais, afim de facilitar sua aplicação, e também considerando que, sempre há erros em todas as medidas realizadas em qualquer objeto.

Um dos princípios básicos da física é que não se consegue medir uma grandeza física com total precisão, ou seja, toda medição por mais bem-feita que seja, é sempre aproximada.

É importante salientar que a palavra erro não tem, aqui, o significado de distração, descuido ou engano, pois estes podem ser evitados, enquanto o erro experimental não pode ser evitado, mesmo nas medições mais precisas.

Entre tanto, a ciência trabalha os sistemas de medição de forma a reduzir os erros existentes nas medições para que o resultado final seja o mais exato possível. Para isso, utilizasse equações matemáticas que facilitam as tarefas de cálculos precisos com medições complexas.

O valor médio de um conjunto de N medidas é definido como a média aritmética dos valores que compõem este conjunto, de acordo com a relação:

O desvio padrão é descrito pela relação:

O desvio padrão da média é definido como a razão do desvio padrão pela raiz quadrada de N, de acordo com a relação:

Este parâmetro estatístico é o de maior interesse, pois indica a incerteza da média x em relação a uma média mais geral. Uma média mais geral seria a média de K conjuntos, sendo cada conjunto formado com M medidas. O resultado de uma série de N medições pode ser escrito como:

2.0 – OBJETIVOS

O objetivo da aula prática sobre Erros e Medidas, no Laboratório de mecânica clássica, foi estudar a forma de medir grandezas físicas de forma correta, realizar cálculos precisos com o auxílio de equações matemáticas, aplicando conhecimentos específicos da física, e estudar os erros que surgem nas medidas realizadas, para que estes sejam o menor possível e, consequentemente, obter um resultado final satisfatório.

3.0 – MATERIAL UTILIZADO

Na aula foram utilizados um paquímetro (Instrumento de medição extremamente preciso), uma pequena tabua de madeira com formato retangular e uma apostila contendo as equações utilizadas no estudo prático e a atividade com as informações a serem executadas.

4.0 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E ATIVIDADE

O professor César explicou o assunto dando orientações sobre a aplicação das equações e como usar corretamente um paquímetro, e em seguida cada membro retirou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com