TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Geral Da Informatica

Ensaios: Resumo Geral Da Informatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  1.281 Palavras (6 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 6

História da computação:

- Computadores começam com a capacidade dos seres humanos em calcular quantidades nos mais variados

- Nos primórdios da matemática e da álgebra, utilizavam-se os dedos das mãos para efetuar cálculos.

- A mais antiga ferramenta conhecida para uso em computação foi o ábaco.

- John Napier (1550-1617), escocês inventor dos logaritmos, também inventou os ossos de Napier, que eram tabelas de multiplicação gravadas em bastão, o que evitava a memorização da tabuada.

- A primeira máquina de verdade foi construída por Wilhelm Schickard (1592-1635), sendo capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir. Essa máquina foi perdida durante a guerra dos trinta anos, sendo que recentemente foi encontrada alguma documentação sobre ela. Durante muitos anos nada se soube sobre essa máquina, por isso, atribuía-se a Blaise Pascal (1623-1662) a construção da primeira máquina calculadora, que fazia apenas somas e subtrações.

- Pascal, que aos 18 anos trabalhava com seu pai em um escritório de coleta de impostos na cidade de Rouen, desenvolveu a máquina para auxiliar o seu trabalho de contabilidade.

- A calculadora usava engrenagens que a faziam funcionar de maneira similar a um odômetro.

- Todas essas máquinas, porém, estavam longe de serem consideradas um computador, pois não eram programáveis. Isto quer dizer que a entrada era feita apenas de números, mas não de instruções a respeito do que fazer com os números.

- Os dados do censo de 1880, manualmente processados, levaram 7 anos e meio para serem compilados. Os do censo de 1890 foram processados em 2 anos e meio, com a ajuda de uma máquina de perfurar cartões e máquinas de tabular e ordenar, criadas por Hollerith e sua equipe.

- As informações sobre os indivíduos eram armazenadas por meio de perfurações em locais específicos do cartão. Nas máquinas de tabular, um pino passava pelo furo e chegava a uma jarra de mercúrio, fechando um circuito elétrico e causando um incremento de 1 em um contador mecânico.

Mais tarde, Hollerith fundou uma companhia para produzir máquinas de tabulação. Anos depois, em 1924, essa companhia veio a se chamar como International Business Machines,ou IBM,como é hoje conhecida.

OS PRIMEIROS COMPUTADORES

O primeiro computador eletro-mecânico foi construído por Konrad Zuse (1910-1995). Em 1936, esse engenheiro alemão construiu, a partir de relés que executavam os cálculos e dados lidos em fitas perfuradas, o Z1.

Durante o travamento da Segunda Guerra Mundial a Marinha americana, em conjunto com a Universidade de Harvard, desenvolveu o computador Harvard Mark I, projetado pelo professor Howard Aiken, com base no calculador analítico de Babbage. O Mark I ocupava 120m³ aproximadamente, conseguindo multiplicar dois números de dez dígitos em três segundos. Este computador gigante permitiu ter o primeiro centro de computação no mundo, assim dando o início á era moderna dos computadores.

Em segredo, o Exército dos Estados Unidos também desenvolvia seu computador. Esse usava apenas válvulas e tinha por objetivo calcular as trajetórias de mísseis com maior precisão.

Simultaneamente, e em segredo, o Exército Americano desenvolvia um projeto semelhante, chefiado pelos engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchy, cujo resultado foi o primeiro computador a válvulas, o Eletronic Numeric Integrator And Calculator (ENIAC)[2], capaz de fazer quinhentas multiplicações por segundo. Tendo sido projetado para calcular trajetórias balísticas, o ENIAC foi mantido em segredo pelo governo americano até o final da guerra, quando foi anunciado ao mundo.

HARDWARE

Componentes internos (parte física do computador)

Destinados a gerenciar a entrada, o processamento, a saída, o armazenamento e o controle de dados.

Formado por placas de circuitos, processador, memória, disco rígido, adaptadores e controladores.

Processador – O que faz os cálculos, processa as informações.

Executa o fluxo de informações em linguagem de máquina, que se destina a gerenciar os recursos do hardware ao mesmo tempo em que interage com os demais dispositivos, tais como memória e disco rígido, com o objetivo de executar determinada tarefa solicitada.

Memória – Local de armazenamento temporário (A sala para o processador trabalhar)

Com o fim da energia, todos os dados são apagadaos.

Disco rígido ou memória flash – Local de armazenamento (Armário)

Mesmo sem uma fonte de energia, os dados permanecem guardados.

Dispositivos de entrada e saída - Interface – Local que o usuário consegue interagir com a máquina e receber coisas físicas (teclado, mouse, impressora)

SOFTWARE

Parte Lógica do computador (não física)

Firmware (Software responsável para controlar hardwares no nível simples – micro-ondas/ televisão e o próprio sistema da placa mãe do computador – Nível de programação com 0 e 1)

Sistemas operacionais, Programas, Aplicativos - funcionam apartir de um firmware - Nível de programação com as linhas de código.

Sistemas operacionais:

Windows (Microsoft), Leopard MacOS (Apple) UNIX: sistema operacional criado no início da década, Linux: derivado do UNIX, atualmente, é muito utilizado em computadores de rede e está começando a ser bastante utilizado também em computadores pessoais, Android, entre outros.

Lembrem que mudamos algumas linhas de código e alteramos cor e fonte de uma página na WEB

REDES

A rede é que liga um computador em outro. Para que os dois conversem, a rede gerencia a transmissão de dados entre os computadores.

A rede pode ser uma rede local (LAN) ou a própria internet.

REDES LOCAIS (LAN)

As LANs são projetadas para executar as seguintes ações:

• operar dentro de uma área geográfica limitada;

• permitir que muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com