TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Robo Vai à Marte Em 2012

Exames: Robo Vai à Marte Em 2012. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 2

ROBÔ VAI A MARTE

Depois que o homem descobriu que não estava sozinho no universo, começou a elaborar formas de explorar os planetas desconhecidos.

Ouvimos rumores a respeito da existência de vida em Marte desde que nascemos, porém, a ideia dos cientistas não se limita a rumores, mas em provas.

A partir daí surgiu a ideia de criar um robô que pudesse explorar de perto as possíveis formas de vida descobertas lá, então nasce o Robô Curisity.

Depois de uma viajem de 9.65 milhões de quilômetros iniciada em Novembro de 2011, o Laboratório Científico de Marte ( Robô ) chegou ao Planeta Vermelho em 06 de agosto de 2012.

O jipe-robô custou US$ 2.5 bilhões. Ele possui 17 câmeras e 10 instrumentos científicos, incluindo laboratórios químicos para identificar os elementos em amostras de solo e rocha, que serão escavados pelo braço robótico da sonda de perfuração e pesa 900 kg.

Foi a missão mais cara e sofisticada que a agência espacial dos Estados Unidos já enviou a Marte. O evento se tornou um passo significativo na história da humanidade, da tecnologia e da ciência.

O momento do pouso foi bastante tenso pois havia grande probabilidade de fracassarem, mas tudo correu bem e a primeira mensagem enviada pelo robô foi: "Cratera Gale, aqui estou".

O vaidoso robozinho se auto-fotografou tomando um sol em Marte. A imagem, em alta definição, ganhou repercussão no noticiário pelo mundo.

Em 12 meses o robô descobriu um antigo leito de curso de água e recolheu amostras de solo e atmosfera suficientes para que os cientistas concluíssem que possa ter havido vida em Marte há bilhões de anos. A sonda mediu os níveis de radiação natural durante a viagem até Marte e em sua superfície, o que vai ajudar no planejamento de futuras missões tripuladas ao planeta.

Em março deste ano, o Curiosity conseguiu uma amostra de pedra marciana, com composições que indicavam que aquele terreno já teve micróbios vivos. Após quebrá-la, os cientistas perceberam que ela continha elementos básicos para a existência de vida – enxofre, hidrogênio, oxigênio, fósforo e carbono.

A Nasa planeja enviar um segundo veículo-robô a Marte em 2020, o "Curiosity 2". Enquanto isso, o robô euro-russo ExoMars, um veículo que também buscará evidências de vida marciana, tem lançamento previsto para 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com