TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SINTETIZANDO A GESTÃO ESTRATÉGICA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UM NOVO CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO COMPETITIVA

Dissertações: SINTETIZANDO A GESTÃO ESTRATÉGICA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UM NOVO CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO COMPETITIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  5.996 Palavras (24 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 24

SINTETIZANDO A GESTÃO ESTRATÉGICA E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EM UM NOVO CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO COMPETITIVA

RESUMO

O atual cenário da economia é caracterizado pela competição cada vez mais acirrada, a qual modelos tradicionais e técnicas eficazes de gestão são rapidamente disseminados, exigindo das organizações uma maior capacidade de formular e implementar estratégias que possibilitem superar os crescentes desafios de mercado e atingir seus objetivos de curto, médio e longo prazos.

A velocidade de ocorrência das mudanças no ambiente competitivo pode estar associada a vários fatores, onde destacam-se o desenvolvimento tecnológico, a integração de mercados, o deslocamento da concorrência para o âmbito internacional, a redefinição do papel organizacional, além das alterações do perfil demográfico e dos hábitos dos consumidores. Tais mudanças têm exigido uma reestruturação das estratégias adotadas pelas organizações e uma capacidade contínua de inovação e adaptação, através dos Sistemas de Informação (SI) e da Tecnologia da Informação (TI).

Os Sistemas de Informação podem ser definidos como um conjunto de elementos ou componentes inter-relacionados que armazena, coleta, processa e distribui dados e informações com a finalidade de dar suporte às atividades de uma organização. Já a Tecnologia da Informação pode ser todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e ou informações, tanto de forma sistêmica como esporádica, quer esteja aplicada ao produto ou no processo através de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso das informações nas organizações, incluindo aquelas utilizadas ao processamento e transmissão de dados, voz, gráficos e vídeos.

Dessa forma, o principal benefício que a tecnologia da informação traz para as organizações é a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. Os sistemas de informação mais modernos oferecem às empresas oportunidades sem precedentes para a melhoria dos processos internos e dos serviços prestados ao consumidor final.

O uso da reengenharia de processos para direcionar os novos sistemas de informação proporciona um aumento significativo da satisfação dos clientes, e/ou a redução de custos, ao contrário das iniciativas que envolvem o uso de tecnologia apenas para fazer mais rápido o mesmo trabalho.

Palavras-chave: Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, gestão.

1 Introdução

A atual economia mundial está vivendo um momento de profundas transformações, em que se opera a mais inovadora das revoluções já experimentadas. O ambiente e as formas de gestão das organizações vêm sendo completamente modificados em decorrência da transformação dos valores e das mudanças tecnológicas e demográficas ocorridas nos últimos anos. O ambiente empresarial está mudando continuamente, tornando-se mais complexo e menos previsível, e cada vez mais dependente de informação e de toda a infra-estrutura tecnológica que permite o gerenciamento de enormes quantidades de dados.

A tecnologia está gerando grandes transformações, que estão ocorrendo a nossa volta de forma ágil e sutil. É uma variação com conseqüências fundamentais para o mundo empresarial, causando preocupação diária aos empresários e executivos das corporações, com o estágio do desenvolvimento tecnológico das empresas e/ou de seus processos internos. A convergência desta infra-estrutura tecnológica com as telecomunicações que aniquilou as distâncias, está determinando um novo perfil de produtos e de serviços.

Com o desenvolvimento da Sociedade do Conhecimento, novas formas de pensar, diferentes daqueles valores emergentes da época da industrialização estão surgindo, pois as máquinas que antes apenas substituíam a força física, agora complementam a capacidade mental do ser humano, ou seja, o modo de produção de bens vem sendo substituído pelo modo de produção do conhecimento.

Dessa forma, as organizações começaram a valorizar um recurso primordial para sua sobrevivência: a informação. As empresas diagnosticaram que pela gestão da informação tornaram-se competitivas, organizadas e aptas a responder às mudanças exigidas pelo cenário econômico mundial.

O real desafio das instituições não é identificar a mudança a qual se adaptar, e sim, entender e avaliar corretamente o escopo dessas mudanças para que possam também planejá-las, pois, as organizações além de serem produtos do meio em que existem, também são agentes de mudanças.

2 Definição de Estratégia e a Administração Estratégica

Um dos primeiros usos do termo estratégia foi feito há aproximadamente 3.000 anos pelo estrategista chinês Sun Tzuo, que afirmava que “todos os homens podem ver as táticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”.

Segundo MINTZBERG (1996), o termo estratégia assumiu o sentido de habilidade administrativa na época de Péricles (450 a.C.), quando passou a significar habilidades gerenciais (administrativas, liderança, oratória, poder). Mais tarde, no tempo de Alexandre (330 a.C.), adquiria o significado de habilidades empregadas para vencer um oponente e criar um sistema unificado de governança global.

Estratégia significava inicialmente a ação de comandar ou conduzir exércitos em tempo de guerra – um esforço de guerra. Representava um meio de vencer o inimigo, um instrumento de vitória na guerra, mais tarde estendido a outros campos do relacionamento humano: político, econômico e ao contexto empresarial, mantendo em todos os seus usos a raiz semântica, qual seja, a de estabelecer caminhos. Origina-se assim como um meio de “um vencer o outro", como uma virtude de um general de conduzir seu exército à vitória, utilizando-se para isso de estratagemas e instrumentos que assegurassem a superioridade sobre o inimigo.

Não existe um conceito único, definitivo de estratégia. O vocábulo teve vários significados, diferentes em sua amplitude e complexidade, no decorrer do desenvolvimento da Administração Estratégica.

THOMPSON JR. e STRICKLAND III (2000) definem estratégia como sendo um “conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com