TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança

Resenha: Segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  Resenha  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Muitas empresas estruturaram seus Manuais da Qualidade para ISO 9000:2000 utilizando a mesma sistemática numérica dos itens da Norma ISO 9001/Ed. 94. Em 2000, quando os padrões foram profundamente reestruturados, as empresas começaram a perceber que seus manuais não mais se adaptavam a nova norma. Para piorar, as empresas estão agora gastando muito tempo para renumerar seu sistema a fim de adaptá-lo ao padrão da Nova ISO 2000. E o resultado disso é que eles estão se tornando vulneráveis a problemas futuros. Por exemplo: o que vai ocorrer quando houver a uma outra revisão da ISO 9001:2000 e se for introduzido um outro sistema numérico?

Existe uma grande verdade sobre auditores que posso revelar sem nenhuma restrição porque eu sou um deles. Auditores normalmente gostam de ter tudo "mastigado". Não estou desdenhando de meus colegas auditores mas continuo afirmando que essa é uma expectativa danosa uma vez que ela subestima as habilidades dos auditores. Essa prática se torna inconsistente com os requisitos de auditoria da ISO 9001:2000 e presta um desserviço ao cliente.

Muitos de vocês diriam que organizar seus manuais da qualidade visando a alinhá-los com a versão atual da norma ISO 9001:2000 deve torná-los mais simples para o auditor. É verdade, mas e daí: quem disse que o trabalho do auditor deve ser simples?

Os manuais são, principalmente, uma ferramenta da empresa e não do consumidor, nem do auditor, tampouco do consultor...mas da própria empresa!

Digo constantemente para as empresas e seus consultores que “um bom manual da qualidade deve criar "orelhas" em suas páginas de tanto ser utilizado e, em escritórios que ainda se valem de papéis, esta é uma verdade absoluta. Um manual da qualidade que meramente relata os itens da norma ISO para mim é um indicador claro de que ninguém o utiliza, exceto o auditor. Quando estou auditando uma empresa e deparo com um Manual desses, me sinto impelido a fazer mais perguntas do que normalmente faria.

Um Manual da Qualidade deve ser organizado seguindo uma lógica que ignore a estrutura de cláusulas da norma ISO 9001:2000 e que o torne mais fácil de ser lido e compreendido, principalmente em função da estrutura confusa desta norma, por sinal bastante propensa a ser corrigida na próxima revisão.

Uma boa maneira de se ter noção disso é analisar o modelo de “Sumário” de um MQ abaixo (OBS.: os números em destaque fazem referência à Norma ISO 9001:2000 e não aparecerão necessariamente no manual)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com