TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança

Artigos Científicos: Segurança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  731 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

1. O início do século XX é o cenário em que impera nas organizações de segurança pública, principalmente nas polícias, o modelo que depois passaria para a história denominada de polícia política (...) a fase denominada de polícia política foi substituída por volta de 1910 pelo que ficou conhecida como fase profissional. Com base nesta afirmação descreva quais as mudanças promovidas pelo período denominado de reforma e em que estas têm influenciado em nossos dias nas ações de segurança pública? (2,0 pontos)

2. O que é ordem pública? Descreva alguns mecanismos e órgãos responsáveis à manutenção da ordem destacando uma ação efetiva nesta área. (2,0 pontos)

3. Destaque as escolas de polícia e comente uma delas descrevendo uma situação que possa exemplificá-la. (2,0 pontos)

4. Descreva a atuação do Ministério Público e da Magistratura no Ciclo de Persecução Criminal. (2,0 pontos)

5. A partir da caracterização das competências das polícias civis e militares, escreva como você analisa o exercício profissional do ponto de vista da integração ou parceria. Utilize exemplos concretos. (2,0 pontos)

RESPOSTAS:

1) A reforma ou fase da polícia profissional que substituiu o modelo de polícia política trouxe grandes mudanças na esfera da segurança pública. A primeira concentrou se em uma estruturação organizacional dos órgãos de polícia, possibilitando que profissionais de carreira, ocupassem funções com atribuições definidas por uma estrutura hierárquica, onde poderiam progredir na carreira pelos critérios de antiguidade e merecimento. A segunda mudança concentrou se na capacitação técnico-profissional dos agentes de segurança, definindo a conduta do profissional e as aplicações de especificas técnicas para garantir a segurança pública. Nessa fase os livros que o americano O.W.Wilson (1963) escreveu sobre a organização e administração da polícia, (Nazareno Marcineiro, 2011, p.49) exerceu grande influência, pois descreve detalhadamente a estrutura organizacional de um departamento de polícia e uma explicação de como o policial deve agir para a realização da segurança pública. Está reforma tem influenciado até os dias atuais na segurança pública, mas de maneira errônea estabeleceu se que a atuação policial implicasse exclusivamente nos locais que ocorrem prática de crime e violência para reprimir o criminoso. Sendo que nas demais necessidades que os envolvidos na ocorrência pudessem ter, essas deveriam ser atendidas por outro órgão publico menos a polícia, pois já teria feito o seu trabalho combatendo a criminalidade. Processo que acontecia rotineiramente colocando questionamento no entendimento de que “a polícia é o povo e o povo é a polícia”.

2) Ordem pública é uma situação de tranquilidade e normalidade que o Estado deve assegurar as instituições e a todos os membros da sociedade, ou seja, o bem comum. Um dos mecanismos da ordem pública é a prevenção, cujo objetivo é manter o estado de normalidade da vida em sociedade. A polícia é um órgão responsável por tal mecanismo, que busca reprimir e reagir a uma conduta que tenha ocasionado à quebra da ordem pública, como objetivo de restaurar o estado de normalidade.

3) Escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com