TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança

Por:   •  30/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

PSICOLOGIA DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Atividade 1 - Quanto aos aspectos psicológicos e psicodinâmicos do trabalho, sabemos que a psicologia faz parte do cotidiano e, em certa medida, do senso comum mas, ela é uma disciplina cientifica e possui seu objetivos de estudo que pode ser o comportamento humano, o inconsciente e a personalidade.

Julgue Verdadeiro ou Falso e assinale V ou F, respectivamente. Justifique as suas respostas falsas:

                

  1. A subjetividade inata é a maneira de sentir, amar, pensar, sonhar  e fazer de cada um.

Justificativa:

  1. Allport (1966) definiu personalidade como uma organização dinâmica dentro do indivíduo daqueles sistemas psicológicos que determinam seus ajustamentos únicos ao seu ambiente.

Justificativa:

  1. São características que compõem a personalidade: as físicas, psíquicas e sócio culturais como influência do patrimônio biológico e meio ambiente.

Justificativa:

  1. Segundo a psicanálise, as instâncias psíquicas e sua dinâmica são elementos que constituem a personalidade de um indivíduo. Essas instâncias são denominadas ID, Ego e Superego.

Justificativa:

  1. São mecanismos de defesa do ego: a negação, projeção, sublimação e isolamento, para  não proteger das pulsões do ID.

Justificativa:

  1. Quanto ao conhecimento das relações entre o trabalho e a saúde mental, se o trabalho leva ao sofrimento e ao adoecimento, esse mesmo trabalho pode constituir-se em uma fonte de prazer e de desenvolvimento humano.

Justificativa:

  1. Para a psicodinâmica do trabalho, se o sofrimento é da ordem coletiva, sua solução é da ordem singular. É fundamental que se crie o que o autor chama de espaço público, com a possibilidade do sofrimento emergir e sua solução ser pensada por todos.

Justificativa:

  1. As mudanças no mundo do trabalho incrementam novas políticas de seleção de pessoal. No novo paradigma foi  acrescido o saber, ser e conviver  relações interpessoais, com o objetivo de realizarem uma obra comum.

Justificativa:

  1. Atualmente, na formação profissional, o processo de aprendizagem deve ser contínuo e o individuo pode, na empresa, exercer funções variadas e executar trabalhos diferenciados ao longo de sua vida profissional.

Justificativa:

  1. O treinamento de pessoas deve promover um espaço de reflexão  e de registro do real do trabalho: os eventos inesperados do trabalho os quais irão exigir do individuo sua inteligência criativa a serviço do trabalho que, muitas vezes, se distancia daquilo que foi prescrito.

Justificativa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com