TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança De Dados

Casos: Segurança De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  2.591 Palavras (11 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 11

Segurança de Dados

Segurança física em informática corresponde à manutenção das condições operacionais e da integridade dos recursos materiais componentes dos ambientes e plataformas computacionais.

Para usuários há dois perigos quando o fornecimento de energia é interrompido. O primeiro é na hora do apagão, já que o trabalho que não foi salvo é perdido. O segundo momento é na volta da energia, que pode vir em forma de um pico de luz, quando a energia volta em uma carga maior do que a suportada pelos aparelhos, podendo danificá-los seriamente.

Estabilizadores

Os estabilizadores são equipamentos eletrônicos responsáveis por manter a tensão da rede elétrica, entre 115V, para fornecer aos equipamentos uma alimentação estável e segura, protegendo-o de picos de luz. Eles protegem os equipamentos contra sobretensão (tensão elétrica superior à normal), subtensão (tensão elétrica inferior à normal) e transientes (surtos de tensão elétrica, como raios).

Aterramento

O “terra” é um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto, ou seja, seu valor não se altera. Dessa forma, ele é o responsável por eliminar a “sujeira” elétrica dos componentes.

O sistema de aterramento tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.

Necessidade de aterramento

As cargas elétricas podem ser negativas ou positivas e sempre procuram um caminho para encontrar cargas contrárias. A circulação dessas cargas elétricas, através de uma conexão à terra, evita que a corrente elétrica circule pelas pessoas, evitando que elas sofram choques elétricos. A existência de um adequado sistema de aterramento também pode minimizar os danos em equipamentos, em casos de curto-circuitos.

Para isto, as tomadas são dotadas de três pinos, dois dos quais são fases ou fase e neutro, e o terceiro, isolado dos primeiros, é o terra. O aspecto físico varia conforme o padrão. No Brasil, existe um novo padrão em fase de implantação, com todos os pinos redondos.

Segurança externa e de entrada

Sala de equipamentos

A Sala de Equipamentos é o local propício para abrigar equipamentos de conexão e instalações de aterramento e de proteção.

A sala de equipamentos deve ser protegida contra:

– fogo , com portas e paredes contra fogo

– interferências eletromagnéticas

– fumaça

– poeira

Proteção da instalação onde os equipamentos estão localizados, contra:

– entrada de pessoas não autorizadas

– catástrofes ambientais como:

- baixadas onde a água possa se acumular para não causar enchentes

- áreas muito abertas que podem causar descargas atmosféricas

- em qualquer lugar, usar para-raios

Controle de acesso físico nas entradas e saídas:

– travas nas portas

– alarmes

– vigilante humano

– vigilância eletrônica

– portas com senha

– cartão de acesso

– registros de entrada e saída de pessoas e objetos

Funcionários que trabalham na instituição devem ser identificados com crachás com foto

Visitantes devem usar crachás diferenciados por setor visitado

No-break

O no-break é o melhor sistema de proteção e o mais completo de todos. Ele também é conhecido como UPS (Uninterruptible Power Supply), em português, fonte de alimentação ininterrupta.

Sua diferença crucial em relação ao estabilizador é que além de estabilizar a tensão, na falta de energia, ele continua alimentando o seu micro por um determinado tempo para que você possa utilizar mais um pouqinho o PC, salvar tudo e desligá-lo em segurança.

Isso se deve ao fato do no-break possuir uma bateria, que é carregada enquanto a rede elétrica está funcionando normalmente.

Essa bateria possui uma autonomia, que é o tempo em que ela sustenta o computador ligado. Esse tempo varia em no-breaks normais, de 10 a 15 minutos de energia. Por isso não é recomendado ficar usando o computador como se nada tivesse acontecido.

Para que a autonomia seja maior, é recomendável que se ligue somente o computador e o monitor ao no-break, evitando a conexão de outros periféricos que contribuem para o esgotamento mais rápido da bateria.

Também existem no mercado, no-breaks com suporte a baterias extras. Assim você pode comprar uma bateria adicional e aumentar a autonomia para poder utilizar o seu computador por um tempo razoável.

Atualmente existem dois tipos de no-break: os On-Line e os Off-Line.

Offline

Este tipo de No-break é o mais barato, porém apresenta um retardo em seu acionamento. Quando a luz acaba, este tipo demora um tempo (coisa de milissegundos) para detectar a falta de energia e então acionar a bateria.

Este atraso é imperceptível, porém pode danificar os componentes mais sensíveis ou ocorrer travamentos. O mais comum é o Line Interactive que também estabiliza a tensão, o que não é requisito padrão de um no-break offline.

Online

É o tipo de no-break que custa mais, mas por isso também tem suas vantagens. Ele proporciona uma maior segurança ao usuário por não oferecer nenhum tipo de retardo. O produto oferece algumas vantagens em relação ao modelo offline.

Neste tipo de no-break a bateria fica constantemente em funcionamento, isto é, a energia vem da tomada e passa pela bateria que alimenta o computador.

Quer dizer que em nenhuma ocasião

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com