TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais Aula Tema 1

Dissertações: Sistemas Operacionais Aula Tema 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  800 Visualizações

Página 1 de 2

Questão: Assinale a alternativa a seguir que apresenta as principais características de um Sistema Operacional com a arquitetura do tipo em Camadas.

Resposta: Um sistema é dividido em níveis sobrepostos e os módulos de uma camada podem fazer referência apenas aos módulos das camadas inferiores. Isto isola as funções do SO facilitando sua manutenção.

Questão: Como maioria das aplicações na atualidade é concorrente, e os sistemas são multiusuários, buscou-se dividir o código (processo) em partes que trabalhem de forma cooperativa. Processos Independentes, Subprocessos e Threads são maneiras de programar a concorrência dentro de uma aplicação. Um Thread é uma linha de processamento, ou seja, os Threads compartilham o processador da mesma maneira que um processo, mas possuem mesmo contexto de software e mesmo espaço de endereçamento. Um Thread pode ser definido como uma sub-rotina de um programa que pode ser executada de forma assíncrona, concorrente ao programa chamador. Assinale a alternativa a seguir que apresenta vantagens na utilização de Threads.

Resposta: Possibilidade de minimizar a alocação de recursos do sistema, além de diminuir o overhead da troca e eliminação de processos.

Questão: É uma estrutura que o sistema operacional utiliza para organizar logicamente os diversos arquivos contidos em um disco. Esta estrutura de dados contém entradas associadas aos arquivos onde cada entrada armazena informações como localização física, nome, organização e demais atributos. Assinale a alternativa a seguir que apresenta o nome desta estrutura controlada pelo sistema operacional.

Resposta: Diretório.

Questão: Enunciado Um processo é formado por três partes: Contexto de Hardware; Contexto de Software e Espaço de Endereçamento. Sobre o Contexto de Hardware, é CORRETO afirmar:

Resposta: Armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP (Unidade Central de Processamento) e os registradores específicos. Quando o programa está em execução o seu Contexto de Hardware está armazenado nos registradores do processador, e, quando perde a utilização da UCP, as informações

Questão: Introduzida para contornar o problema de insuficiência de memória principal, permite o compartilhamento da memória principal e maior utilização dos recursos do sistema operacional. É uma técnica aplicada à gerência de memória para programas que esperam por memória livre para serem executados. Com esta técnica, o sistema escolhe um processo residente, que é transferido da memória principal para a memória secundária, geralmente um disco. Posteriormente, o processo é carregado de volta da memória secundária para a memória principal e pode continuar sua execução como se nada tivesse ocorrido. Assinale a alternativa a seguir que apresenta o nome desta técnica.

Resposta: Swapping.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com