TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre o Inicio da Egenharia

Por:   •  28/5/2019  •  Resenha  •  3.254 Palavras (14 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 14

ORIGEM E EVOLUÇÃO DA ENGENHARA: RESENHA

Acadêmicos:

Adriana da Silva Souza

Erisley de Santana Silva

Mauro Sergio da Silva Lima

Marcelo Silveira da Silva

Tutor Externo:

Geziel de Souza Silva

BAZZOWalter Antônio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianópolis: UFSC, 2006. 65-78 p.

CREDENCIAIS DOS AUTORES

Walter Antônio Bazzo, graduação em Engenharia Mecânica (1978), mestrado em Engenharia Mecânica (1980) e doutorado em Educação (1998) todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular na UFSC no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET) é hoje seu coordenador. Autor de vários livros possui experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Tecnológica, CTS, Educação em Engenharia, Aspectos Didáticos e Aprendizado Tecnológico. Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019.

Luiz Teixeira do Vale Pereira possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976) e mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria de cascas. Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019.

RESUMO SOBRE ORIGEM  E EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA NA OBRA

A obra divide dez partes sobre a História e Evolução da Engenharia, que foi o tema escolhido como alvo desta resenha.

Começando com Primeiras Considerações, na qual já deixa o leitor ciente que a obra não falará da história da engenharia com profundidade, dada demanda de tempo que exigiria para isso, visto que segundo os autores, a história da engenharia confunde-se com a própria história da humanidade. Mas que apresentará uma apenas marcos do desenvolvimento desta, sua força como profissão e relevância social.

Em seguida nos trás uma Síntese Histórica evidenciando a evolução da humanidade como um processo de forma contínua, caminhando ao sabor da cultura, dos contextos históricos e sociais. Destacando que existem, vem em quando, progressos científicos impulsionados por grandes crises - guerras ou catástrofes naturais, por exemplo.

Analisa ainda que a história é permeada de significativos desenvolvimentos que marcaram profundamente o destino da humanidade. O controle do fogo, a domesticação dos animais, a invenção da agricultura, a criação de cidades, o desenvolvimento da imprensa ou a construção de um avião comercial estão aí para comprovar esta interpretação.

Apresenta por terceiro a Habilidade Técnica como Um Diferencial Humano. Ressalta, que na história da evolução social, a capacidade do ser humano de dar forma a objetos naturais e a empregá-los para determinados fins, como por exemplo, para a fabricação de ferramentas e utensílios domésticos. Que essa habilidade tem sido entendida como uma das grandes responsáveis pelo estágio de desenvolvimento que experimentamos hoje.

De acordo com os autores esse diferencial do ser humano, começou a aparecer há bastante tempo. As mais antigas ferramentas produzidas por hominídeos data de cerca de dois milhões de anos, consistindo apenas de pedras lascadas, ossos, madeiras e conchas, usados de forma rudimentar, período compreendido entre cerca de 2 milhões e 10 mil a.C. As técnicas primitivas tiveram origem na descoberta da alavanca - quando o homem sentiu que podia mover cargas bem mais pesadas do que as que normalmente movia apenas com os seus próprios braços -, no domínio do fogo - conseguido através da fricção de dois pedaços de madeira, fundamentado, provavelmente, na observação do efeito de atrito entre galhos secos balançados pelo vento -, no polimento das pedras e no cozimento dos alimentos, surgidos ainda no Período Paleolítico. E revolução técnica no Período Néolitico, apresentada com a introdução da domesticação de animais, da agricultura, da modelagem cerâmica e da fabricação do vinho e da cerveja.

Afirmam ainda os autores que com esta nova organização social, o homem começou a dedicar-se a novas descobertas e a realizar obras de maior porte. Que servem como exemplos dessas grandes obras as pirâmides de Gizé - Miquerinos, Quéfren e Quéops; A eolípila, um tipo de máquina a vapor; a eolípila muito bem representa a preocupação e a curiosidade do ser humano em utilizar os recursos da natureza de forma mais elaborada e também simbólica, o que representa ainda hoje um diferencial humano.

A obra apresenta em quarto lugar que a Técnica Faz Diferença e após as idades da pedra lascada e da pedra polida, o homem começou a conhecer, trabalhar e utilizar os metais. O cobre e o estanho foram os primeiros metais trabalhados, tendo sido usados inicialmente para a fabricação de instrumentos de caça e defesa. Esse período histórico é denominado de Idade do Bronze.

       Essas novas invenções colaboraram para que se promovesse a transformação das antigas sociedades rurais patriarcais em cidades governadas, com regras de convivência política mais elaboradas, com a construção de templos, aquedutos, estradas e palácios. Enquanto isso, alguns fatos marcantes ocorriam principalmente graças aos egípcios, que começavam a utilizar o papiro para a escrita e também já canalizavam, nessa época, a água do rio Nilo para irrigação.

Enquanto isso, os povos mediterrâneos e escandinavos desenvolviam técnicas mais sofisticadas para a construção de navios, ao mesmo tempo em que em Jerusalém surgia um sistema subterrâneo para o fornecimento de água e, na China, era publicado o primeiro manual de matemática. Os chineses antigos, aliás, além do tipo móvel, inventaram a pólvora, o foguete, a bússola magnética, o sismógrafo e observavam sistematicamente os céus à procura de explicações mais elaboradas para os fenômenos à sua volta.

Um marco importante  para a disseminação da ciência e da técnica foi estabelecido por volta de 1450, quando Johannes Gensfleisch Gutenberg (1400-1468), partindo de uma antiqüíssima invenção dos chineses, a imprensa, a aperfeiçoou - implantando os tipos móveis metálicos para composição gráfica – e mecanizou o processo, garantindo uma impressão mais rápida.

O surgimento Da Engenharia Moderna: desde os primeiros artesãos da pré-história, que cravaram a pedra fundamental da engenharia, muita coisa mudou. Foram criadas também estruturas teóricas que dessem conta de analisar em profundidade praticamente tudo que a técnica pudesse abordar. Durante essa evolução, ocorreu o aparecimento gradual de um especialista na solução de problemas. Estes especialistas inicialmente não se preocupavam com os fundamentos teóricos; ocupavam-se em construir dispositivos, estruturas, processos e instrumentos com base em experiências passadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com