TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solda TIG

Trabalho Universitário: Solda TIG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

Soldagem TIG

Gás de proteção:

Função do gás: A principal função de um gás de proteção no processo TIG é excluir os gases da atmosfera que podem contaminar a poça de fusão, o eletrodo e a parte aquecida da vareta de adição. A escolha do gás é importante porque influencia a velocidade de soldagem

O gás deve ser inerte, pois caso utilizássemos um gás ativo (CO2 ou O2), haveria rápido consumo do eletrodo de W, pela fácil formação de óxidos. O gás mais utilizado é o Ar (argônio), podendo ainda utilizar o He. Como adições podem ser utilizadas pequenas quantidades de H2 e N2. O argônio é mais utilizado que o hélio no processo devido às seguintes características:

- Possibilita arco mais suave

- Penetração reduzida

- Ação de limpeza quando da soldagem de alumínio ou magnésio

- Baixo custo e alta disponibilidade

- Boa proteção com baixos fluxos

- Maior resistência a ventos cruzados

- Melhor partida do arco

Metal de Adição(opcional):

O metal de adição para soldagem TIG é geralmente apresentado sob forma de vareta com cerca de 1 metro de comprimento. No caso de soldagem mecanizada, utilizam-se bobinas de fio enrolado. Os diâmetros dos fios e das varetas obedecem a um padrão que varia entre 0,5mm e 5mm. Os materiais e ligas utilizados na confecção das varetas são variados; classificam-se segundo sua composição química e de acordo com as propriedades do metal depositado.

é importante que o metal de adição esteja isento de umidade, oleosidade e oxidação

escolha do metal de adição

A escolha do metal de adição leva em consideração fatores como: similaridade com o metal de base, composição química, propriedades mecânicas e custos razoáveis. O diâmetro do fio ou da vareta deve corresponder à espessura das peças a soldar ou à quantidade de material que será depositada. Estas informações encontram-se disponíveis nos catálogos dos fabricantes.

A maioria dos metais podem ser soldados pelo processo Tig, não sendo utilizado, entretanto, para soldar metais como cádmio, zinco e estanho devido à baixa pressão de vapor dos líquidos destes metais, De uma forma geral, melhores resultados são obtidos com DCEN, a menos os casos específicos como o alumínio e o eletrodo mais utilizado é o torinado com 2 %.

Aços Carbono e de Baixa Liga

FERRO FUNDIDO

Ligas de Alumínio

Ligas de Magnésio

BERÍLIO

LIGAS DE COBRE

LIGAS DE NÍQUEL

METAIS REFRATÁRIOS E REATIVOS

Aços Inoxidáveis e Ligas Refratárias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com