TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soldagem Com Eletrodo Revestido

Casos: Soldagem Com Eletrodo Revestido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2014  •  1.565 Palavras (7 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 7

SOLDAGEM COMELETRODO REVESTIDO Grupo: Laís Camargo Mara Grazielly Rafael Marocco Raquel Oliveira Thaísa Lopes

2. FUNDAMENTOS Soldagem Manual a Soldagem a Arco por Eletrodo Elétrico Revestido (Soldagem (SMAW) Elétrica) É hoje o principal processo de soldagem, O mais utilizado em diversos países no mundo, inclusive no Brasil.

3. Soldagem com Eletrodo Revestido É a união de metais pelo aquecimento oriundo de um arco elétrico entre um eletrodo revestido e o metal de base, na junta a ser soldada. O calor produzido pelo arco funde o metal de base, a alma do eletrodo e o revestimento Abertura do Arco - rápido curto-circuito entre o eletrodo e a peça.

4. Eletrodo Revestido

5. Eletrodo Revestido• Uma vareta, ou arame metálico revestido (alma)• por onde passa uma corrente elétrica (proveniente da fonte)• e fornece metal de adição para preenchimento da junta. • A junta é revestida por uma camada formada pela mistura de diferentes materiais (revestimento do eletrodo).

6. O Que é o Revestimento: Existem centenas de ingredientes do revestimento para escolher, Podem ser classificados fisicamente, a grosso modo como: LÍQUIDOS => são geralmente o silicato de sódio e o silicato de potássio SÓLIDOS => são pós ou materiais granulados que podem ser encontrados livres na natureza Estes são cuidadosamente pesados e misturados a seco, O revestimento é extrudado sobre as varetas metálicas a uma velocidade muito alta. O revestimento é removido da extremidade do eletrodo (ponta de pega também chamada de porta eletrodo) — para garantir o contato elétrico.

7. Limitações em Relação aos Outros Processos:• Baixa produtividade (taxa de ocupação do soldador),• Necessidade de um treinamento específico para o soldador,• Trabalho demorado e oneroso (particularmente para certas aplicações),• Necessidade de cuidados especiais com os eletrodos,• Grande volume de gases e fumos gerados no processo (prejudiciais à saúde, principalmente em ambientes fechados).

8. Vantagens com Relação aos Outros Processos: Custo relativamente baixo, Pode ser utilizada tanto em situações de produção quanto de reparo, Fácil manejo em locais de difícil acesso ou abertos, sujeitos a ação do vento, Pouco equipamento necessário (simplicidade),

9. EQUIPAMENTOSEquipamentos usados na Soldagem: s • Fonte de energia, • Cabos de interligação (cabo de solda do eletrodo e cabo terra), • Alicate para fixação dos eletrodos (porta–eletrodos), • Pinça para ligação à peça, • Ferramentas de limpeza remoção das escórias, • Equipamento de proteção individual.

10. Fontes de Eletrodo: Cabo de solda: energia: Condutor da Condutor de Pode empregar corrente elétrica ao corrente elétrica datanto (CA) quanto material fonte ao porta (CC), desde que eletrodosmantenha corrente Porta Eletrodo (Tenaz): Terminal terra do tipo corrente constante. A (cabo retorno): Conecta o cabo de inconstância da solda e conduz a Conector do cabo corrente altera o corrente de terra à peça. desembenho e soldagem até o Devem ser muitoresultado final da eletrodo. O punho flexíveis e ter um soldagem. deve ser isolado bom isolamento protegendo o resistente ao calor. soldador de choque e superaqucimento.

11. Ferramentas de Equipamento de Limpeza Proteção Individual:(Remoção de escórias): - Máscaras, - Óculos, - Picadeira, - Avental, - Escova de aço. - Mangas, - Luvas.

12. CONSUMÍVEIS Composição do Revestimento Determina Influência Características Composição Química eoperacionais dos as Propriedades eletrodos Mecânicas da Solda

13. As Funções do Revestimento: Proteger o Metal de Solda (mais importante): do oxigênio e do nitrogênio do ar (transferido através do arco). Garante que o metal de solda seja íntegro, livre de bolhas de gás, c/ a resistência e ductilidade adequadas. Dar Estabilidade ao Arco: Um arco estabilizado é aquele que abre facilmente, queima suavemente, mesmo a baixas correntes.

14. As Funções do Revestimento:• Ajustar a Composição Química do Cordão:Adiciona-se elementos de liga ao revestimento parabalancear a perda desses elementos da vareta durante asoldagem, devido à volatilização e às reações químicas. Isolamento da Alma de Aço - o revestimento atua como um isolante para a alma, e também protege o operador quando ele vai fazer a troca de eletrodo.

15. As Funções do Revestimento: Gerar Escória como Agente Fluxante: Funções da Escória são: (1) fornecer proteção adicional contra os contaminantes atmosféricos (2) agir como purificadora e absorver impurezas que são levadas à superfície e ficam aprisionadas pela escória (3) reduzir a velocidade de resfriamento do metal fundido para permitir o escape de gases.

16. As Funções do Revestimento: Realizar ou possibilitar reações de refino metalúrgico Facilitar a soldagem nas diversas posições Dissolver óxidos e contaminações na superfície da junta Reduzir o nível de respingos e fumos Possibilidade do uso de diferentes tipos de corrente e polaridade Aumentar a quantidade de metal depositado por unidade de tempo

17. Eletrodo Ideal ?? NÃO EXISTE! Os eletrodos comerciais procuram atender mais completamente a um conjunto de exigências, de modo a torná-los adequados a determinadas aplicações, a Padrão Ideal: um custo razoável.• Cumprir todas as funções• Custo de Produção Satisfatório• Não possuir problemas de conservação/manuseio

18. Materiais do Revestimento Eletrodo de Aço Dióxido de Titânio Pó-de-Ferro Estabilizam o Arco Silicatos Óxidos de Ferro e Manganês Celulose e dextrina Protege o Arco Carbonatos Atmosfera Protetora Ferro-Manganês e Ferro-Silício Desoxida a Poça de Fusão Outras Adições Metálicas Controlam a Composição Argilas Facilitam a Fabricação do Eletrodo por Extrusão Fluoreto de Cálcio Diminui a Viscosidade da Escória

19. Tipos de Eletrodos Revestimentos OxidanteConstituição – óxido de ferro e manganêsProdução de escória oxidante, abundante e fácil remoçãoUsado em CC ou CAPouco usado atualmente Revestimentos ÁcidoConstituição – óxido de ferro e manganês e sílicaProdução de escória ácida, abundante, porosa e fácil remoçãoUsado em CC ou CAElevada taxa de fusão, com poça de fusão volumosa – limitaa sua aplicação às posições plana e horizontal.

20. Tipos de Eletrodos Revestimentos RutílicoConstituição – rutilo (TiO2)Produção de escória densa, abundante e fácil remoçãoUsado em CC ou CAUsado em qualquer posiçãoEletrodos de fácil manipulaçãoResistência relativamente baixa à fissuração a quenteGrande versatilidade e são de uso geral

21.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com