TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI ALGORITMO

Artigos Científicos: TI ALGORITMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

1 – O que e um algoritmo?

Um algoritmo e caracterizado por qualquer forma de resolver um problema de forma procedural a partir de padrões e regras. Veja um Exemplo

5 x 5 = 5 + 5 + 5 + 5 + 5

Isso é , de forma simples um algoritmo.

Um algoritmo nada mais e do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “oque fazer?”, mais sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Os algoritmos são muito utilizados na área da programação , descrevendo as etapas que precisam ser efetuadas para que um programa execute as tarefas que lhe são designadas.

Existem diversas formas de escrever um algoritmo, podendo ser citadas o pseudocódigo ( ou português estruturado ), fluxograma, diagrama de Chapin e descrição narrativa.

Os dois tipos mais comuns são o pseudocódigo que utiliza uma forma mais estruturada assemelhando-se se aquelas utilizadas pelas linguagens de programação e o fluxograma que emprega figuras geométricas para ilustrar os passos a serem seguidos.

O Diagrama de Chapin, Diagrama Nassi-Shneiderman ou Diagrama N-S mostra a solução por meio de quadros organizados hierárquica e estruturadamente. Este tipo não é muito utilizado, pois vários procedimentos tornam-se difíceis de serem mostrados por meio deste diagrama.

Um algoritmo é algo que você já utilizava o tempo todo e nem percebia. Uma forma bem interessante de exercitar a logica seria algum dia parar para pensar em sua rotina ao acordar, por exemplo. Você perceberia o quanto ela é mais complexa do que parece, se fosse para colocar no papel como a execução disto é automática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com