TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TInformaçao

Tese: TInformaçao. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2013  •  Tese  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

1) A partir do estudo da disciplina de SIG, descreva a seguir qual a relação entre “ca-deia de valor”, “cadeia de suprimento” e ERP.

A Internet está transformando completamente o mundo dos negócios e mudando fundamentalmente a maneira como as empresas operam, em qualquer segmento. Isto vai muito além de comprar e vender. E-business e E-commerce são tendências mundiais que permitem às empresas expandir seus mercados, reduzindo custos, aumentando sua eficiên-cia operacional, prestando serviços melhores e mais personalizados. Para que qualquer empresa possa atuar nesses mercados é necessário que ela possua uma solução de Gestão Empresarial altamente confiável, que utilize tecnologias abertas e comprovadas, que racionalize sua cadeia de suprimentos, aumente a velocidade de disponibilização dos produtos e que permita a fornecedores, clientes e funcionários compartilharem as operações dos sistemas da empresa via internet.

O papel de um Sistema de Gestão Empresarial na corporação virtual tambem é imprescindível. Ele atua como a espi-nha dorsal das aplicações Web, que se estendem aos sistemas dos clientes e fornecedores, criando assim uma cadeia de valor integrada que otimiza a relação entre clientes e fornecedores, aumentando a eficiência de toda a cadeia de suprimentos.

Observa-se que todo investimento em TI e especificamente ERP pode tornar a empresa mais competitiva. Os dados das empresas entrevistadas revelam que após a implantação do ERP os custos operacionais reduziram e elas torna-ram-se mais competitivas com seus concorrentes e parceiros da cadeia produtiva, visto que os gestores passaram a ter uma visibilidade aprimorada do seu negócio e houve uma sensível melhora no tempo de resposta às demandas, con-duzindo a melhores margens de lucro.

Conclui-se que o ERP tem impacto forte na cadeia de suprimentos trazendo benefícios e alterando a forma da empresa atuar, já que oferece funcionalidades de planejamento e execução para a gestão das operações empresariais, bem como tecnologias de coordenação e colaboração para expandir essas operações para além dos limites da empresa. Vale ressaltar ainda que, para um futuro previsível, nem toda a informação e o conhecimento que são importantes no interior – ou mesmo fora – de uma organização serão encontrados no âmbito de um banco de dados de ERP. Intera-ções com outros executivos e funcionários, clientes, fornecedores, reguladores e tantos outros continuarão sendo fatores críticos para o sucesso de qualquer empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com