TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela De Chanfros

Artigos Científicos: Tabela De Chanfros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  851 Visualizações

Página 1 de 2

1.9. Tipos de Juntas e Chanfros

A soldagem visa produzir uma junta entre dois elementos sólidos, conforme definição já comentada. Esta junta pode configurar-se de diversas maneiras, condicionando diferentemente o processo de soldagem.

O posicionamento das peças para união determina os vários tipos de juntas. Os principais tipos de juntas são os seguintes:

Junta de Topo: são aquelas em que os componentes a soldar encontram-se topo a topo, de modo que, numa seção transversal, estes componentes apresentam-se num mesmo nível. Exemplo:

Junta em Ângulo: juntas em que, numa seção transversal, os componentes a soldar apresentam-se sob a forma de um ângulo. Exemplo:

Juntas Sobrepostas: juntas formadas por dois componentes a soldar, de tal maneira que suas superfícies se sobrepõem. Exemplo:

Juntas de Aresta: junta formada por dois componentes a soldar, de tal modo que os bordos dos mesmos formam um ângulo de 180o . Exemplo:

Muitas vezes durante a soldagem, as dimensões das peças, a facilidade de se movê-las e a necessidade de projeto exigem uma preparação das mesmas na forma de cortes ou conformação especial da junta. Estas aberturas ou sulcos na superfície da peça ou peças a serem unidas e que determinam o espaço para conter a solda recebe o nome de chanfro. Os chanfros podem ser preparados por operações de corte a chama, plasma ou por usinagem.

O tipo de chanfro a ser usado em uma soldagem específica é escolhida em função do processo de soldagem, espessura das peças, suas dimensões, facilidades de acesso à região da solda, etc.. Alguns dos principais tipos de chanfros mais comumentes usados em soldagem são mostrados na figura abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com