TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Sistemas

Trabalho Escolar: Tcc Sistemas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  2.925 Palavras (12 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO TECNOLÓGICO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Desenvolvimento do módulo de planejamento e acompanhamento de frota para a biblioteca do projeto Via Digital

Autor(a): José Alberto Souza Medeiros

Natal, maio de 2007

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

O software, segundo Pressman (2002), assume um duplo papel, ou seja, ele é um produto e, ao mesmo tempo, o veículo para entrega do produto. Como produto ele disponibiliza o potencial de computação presente no computador ou, mais amplamente, numa rede de computadores local ou na Internet. Por outro lado, o software é um transformador de informação, quer resida em telefone celular, quer opere em um computador de grande porte.

Ele produz, gera, adquire, modifica, exibe ou transmite informação. Isto é, o software funciona como um veículo de entrega do produto mais importante da nossa época – a informação. Ou seja, o software é um programa de computador que permite escrever textos, planilhas, navegar e se comunicar pela Internet, entre tantas outras funções.

A década de 90, em especial a sua segunda metade, foi marcada pela evolução do uso de softwares em todos os setores produtivos da sociedade. E o surgimento de uma nova tecnologia: a tecnologia Web. A Web surgiu com o objetivo de formar um repositório do conhecimento humano (BERNESS-LEE, 1994) e divulgação de informações. Mas ao longo do tempo essa tecnologia foi sendo modificada de forma a incorporar novos recursos e funções. Logo após a fase inicial, foi incorporado como um meio de marketing e propaganda para divulgação de empresas e seus produtos. Em seguida desenvolveu-se o comércio eletrônico e, por conseguinte sistemas de apoio e sistemas internos, também chamados de extranets e intranets. Hoje, quase tudo que fazemos ou com que interagimos, seja entretenimento, educação, economia, segurança, transportes, saúde, etc passa pelo uso de informação e sistemas de informação que têm muitas vezes como um de seus elementos a tecnologia Web.

Antes do surgimento da Web o termo "Software Livre" era praticamente inédito fora do círculo da computação. Segundo Humberto Rossetti Baptista, com a explosão da Web foi dado um súbito destaque a uma nova categoria de programas que praticamente 'carregava’ a Internet movimentando diversos serviços e em alguns casos indo até ao sistema operacional das máquinas que compõem a rede. A função do modelo de software livre é implementar e manter a "liberdade" relativa a um programa. A motivação disto é evitar que o conhecimento seja retido, permitir que as pessoas se ajudem e identifiquem os autores em seus trabalhos e derivados.

1.1 APRESENTAÇÃO

O projeto Via Digital é um projeto que pretende estimular uma nova dinâmica em torno da oferta de soluções de software livre para prefeituras. Viabilizar a informatização livre de pequenas prefeituras através de um centro de referência on-line de soluções em gestão municipal é seu objetivo principal. E para isso, precisamos disponibilizar um conjunto de módulos integráveis que dêem conta das atividades básicas de uma prefeitura. Entre esses módulos encontra-se o módulo de planejamento e acompanhamento de frota. Para desenvolver esse módulo, vamos nos basear na consultoria realizado pela empresa SWFactory Consultoria e Sistemas Ltda. para a Prefeitura Municipal de Amparo, onde foi feito o levantamento dos requisitos necessários para desenvolvimento desse sistema. Essa consultoria foi realizada em Abril de 2006 e após uma análise dos requisitos verificamos que o modelo proposto é aplicável no contexto do projeto Via Digital.

1.2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O projeto Via Digital não possui um módulo que abrange o planejamento e acompanhamento de frotas para prefeituras. E a maioria das prefeituras brasileiras é carente de recursos. Se não conseguem investir em modernização, em novas soluções de sistemas que venha a otimizar o uso dos recursos financeiros, imagine adotar sistemas que requeiram grandes recursos de manutenção e pessoal. Um sistema que possibilite gerenciar uma frota de veículos, sabendo os custos gerados com cada veículo, manutenção e consumo de combustível, se existe possibilidade de alocação do veículo, motoristas capacitados a utilizar o veículo requerido, são necessidades existentes nas prefeituras.

1.3 JUSTIFICATIVAS

Como justificativa para desenvolvimento do projeto de desenvolvimento do módulo de planejamento e acompanhamento de frota temos: Desenvolvimento de um sistema que fará parte do projeto Via Digital, projeto esse que tem forte cunho social; Proporcionar as prefeituras que têm dificuldades de compra e implementação de softwares uma solução viável para controle de frotas de veículos; Proporcionar um modelo de sistema que pode ser modificado, distribuído e implementado de acordo com a necessidade de cada prefeitura; Proporcionar o acesso ao sistema de controle de frotas através do projeto Via Digital através da Web.

1.4 OBJETIVOS

A seguir os objetivos esperados com esse projeto.

1.4.1 Objetivo Geral

O objetivo geral do trabalho é realizar a validação e implementação do módulo de planejamento e acompanhamento de frota de prefeituras do projeto Via Digital (GENESS – UFSC, 2006).

1.4.2 Objetivos Específicos

Desenvolver um Sistema Web que irá auxiliar o administrador da frota a planejar as manutenções, assim como acompanhar os gastos com cada veículo. Estudar e programar a consultoria realizada pela empresa SWF Consultoria e Sistemas com base em estudos realizados na prefeitura de Amparo no Estado de São Paulo.

2 O MERCADO

Analisando e pesquisando sistemas de controle de frota similares, no mesmo foco, que envolve software livre e tenha aplicação voltada a prefeituras encontramos duas alternativas ao nosso sistema.

Na cidade de Itajaí, no estado de Santa Catarina, encontramos a CTIMA - Centro Tecnológico de Informação e Modernização Administrativa (http://ctima.itajai.sc.gov.br/ctima.php) responsável pela estrutura tecnológica da prefeitura daquela cidade. A CTIMA desenvolveu diversos softwares livres voltados para a administração pública,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com