TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

: Tecnologia: O Profissional Do Futuro E O Futuro Do Profissional

Casos: : Tecnologia: O Profissional Do Futuro E O Futuro Do Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  648 Visualizações

Página 1 de 6

Resenha do texto: Tecnologia: O Profissional do Futuro e o Futuro do Profissional

É preciso derrubar os muros que separam o trabalho, o estudo e o lazer, pois só assim teremos pessoas mais criativas e mais aptas mentalmente a fazer o seu trabalho da melhor maneira possível.

Temos que ter a concepção de que não vai ser trabalhando 8 horas seguidas que teremos o melhor de nós, pelo contrario. O melhor jeito de tirar um melhor proveito dos três campos (trabalho, lazer, estudo) seria se nós os misturássemos. Fazendo horários mais flexíveis no trabalho por exemplo. Porque uma pessoa que teve seu horário de livre bem aproveitado, ela terá mais animo, e decorrente disso, mais criatividade também, sem falar que ela também terá uma maior disposição. Fazendo a empresa em que trabalha crescer.

Os caminhos profissionais

A primeira pergunta que devemos fazer é: o que eu quero do meu futuro? O que eu quero ser?

É possível determinar quatro caminhos em que um profissional da área de desenvolvimento pode seguir, que seriam:

O primeiro caminho é constituído por um funcionário de uma empresa. Onde as pessoas que seguem esse caminho, geralmente, querem ter a razoável certeza de que todo mês terá seu salario caindo na sua conta. Também parece um bom caminho por a pessoa poder crescer na empresa.

Mas, vale lembrar que mesmo indo por esse caminho, que parece seguro, ainda haverá riscos. Como a possível substituição do assalariado por tecnologia, mas boa noticia é que ao menos em nossa área, ironicamente, há muito pouca automação, proporcionado uma certa segurança aos profissionais da nossa área.

O segundo caminho possível seria de um empresário: Esse seria um caminho razoavelmente fácil de se entrar e com a possibilidade de grandes retornos. Pois, para se abrir uma empresa de desenvolvimento não é preciso um grande capital inicial. Mas, exatamente por não ser tão difícil começar esse tipo negocio é que a concorrência se torna grande, e com isso se você não tiver um diferencial dentro do seu segmento você será apenas mais um.

Mas, o que muitos novos empresários que abrem uma empresa se esquecem é que não basta apenas ser um ótimo profissional na área de atuação de sua empresa, mas também ser um bom administrador, o que na maioria das vezes é essencial.

E esse mesmo conselho também serve para quem quer seguir o terceiro caminho: ser autônomo. E para ser um autônomo de sucesso você precisa ser qualificado, e ser de fato um especialista, se não, é provável que você não consiga sobreviver no mercado de trabalho.

Como autônomo você teria os mesmos riscos que um empregado e um assalariado, e seu retorno também poderia pender para qualquer um dos lados.

Ser autônomo significa ser livre, ser seu próprio chefe, mas, é preciso lembrar também que o seu retorno depende exclusivamente de você e seu esforço.

O quarto caminho possível é o do magistério, que pode ser assumido em tempo integral ou como complemento a qualquer dos outros caminhos. As possibilidades são muitas, que vão desde instrutor autônomo, que presta serviços para empresas de treinamento, até ser professor universitário, em graduação ou pós. Mas, a renumeração desta área poderá variar muito, o que impossibilita a comparação precisa com as demais.

Entre todos os quatro caminhos apresentados percebemos que empresário, o consultor e o professor, ao contrário do funcionário, possuem horários mais flexíveis, o que faz com que essas áreas ganhem no quesito de qualidade de vida, o que deve ser levado em conta.

Algumas pessoas que já perceberam o quanto a qualidade de vida é importante preferem escolher uma área que dê uma qualidade de vida, um descanso psicológico, mesmo ganhando parcialmente menos O que é uma vantagem bastante atraente.

O que estudar?

Falaremos agora sobre o conhecimento que é preciso ter para subir em cada estagio da sua carreira. Mas, se seu caminho desejado não é o de funcionário, você terá que adaptar as suas necessidades.

Desenvolvedor Júnior: Se você quer entrar nesta área é por está apenas começando. E para o começo o conhecimento especifico de ferramentas de desenvolvimento é o fundamental. Procure aprender uma ou duas ferramentas de grande demanda da atualidade (Visual Basic, Delphi / Kylix e Java, por exemplo). Isso te garantirá bons retornos nessa área.

Desenvolvedor Pleno: Para esse cargo é necessário um conhecimento sobre as técnicas de modelagem. O estudo sobre assuntos como Análise Essencial e Análise e Projeto Orientados a Objetos, UML e Arquitetura de sistemas será muito útil.

Desenvolvedor Sênior: deste profissional espera-se grande experiência em desenvolvimento (habilidade), para que seja capaz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com