TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Economica

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

ADAM SMITH

Foi um importante teórico do liberalismo econômico e um dos primeiros a elaborar um modelo econômico de natureza capitalista completo e coerente. Sua teoria é a base da economia moderna, posteriormente modifica.

O princípio básico da teoria de Smith é de que o estado não interfere na economia para que a iniciativa privada possa se desenvolver. Um mercado livre irá produzir bens na quantidade e no preço que a sociedade espera, assim levando também a um desenvolvimento tecnológico com o intuito de melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção.

Adam explica em sua obra “A Riqueza das Nações” sobre o conceito de “mão invisível” que seria hoje a “lei da oferta e procura”, este conceito diz que o mercado sempre tende a entrar em equilíbrio, se determinado produto está sendo vendido a preços altos a demanda será baixa, o que fará que o mercado chegue em um novo equilíbrio. Sendo assim Smith viu que na sociedade de modo metafórico sempre haveria uma “mão invisível” atuando para que fosse mantido o equilíbrio.

KARL MARX

Em suas obras Marx pregava um modelo socioeconômico onde as desigualdades apresentadas seriam eliminadas. Essa teoria tem por base a ideia de que, no sistema capitalista, as desigualdades sociais são frutos exploração do proprietário do meio de produção sobre o proletário. Assim a força de trabalho acaba por realizar o aumento do capital e, consequentemente, enriquecimento da burguesia e empobrecimento do proletariado.

Através da luta da classe trabalhadora, sobre o capitalismo, poderia se obter uma sociedade igualitária. Antes, porém, deveria haver um período de transição (ditadura do proletariado) até que os meios de produção sejam do Estado e os bens privados eliminados. Essa é a principal característica do socialismo cientifico em relação ao socialismo utópico francês.

JOHN MAYNARD KEYNES

        Sua teoria defende a intervenção estatal na economia, tendo como objetivo conduzir ao pleno emprego (todos empregados), dizia que o desemprego era apenas uma condição temporária que seria vencida pelas forças de mercado.

        O princípio de sua teoria era manter sempre equivalência entre o aumento da capacidade produtiva da economia e o crescimento da demanda, de maneira satisfatória a garantir um pleno emprego, porém não de modo excessivo pois isso acarretaria em uma ampliação inflacionária.

BIBLIOGRAFIA

NOVAES, A. M. Carlos, ADAM SMITH. Faculdade Integrada Brasil Amazônia Curso de Bacharelado em Direito, Belém-PA 2011. Lido em 02 de abril de 2016.

BARBOSA, Paulo. Adam Smith (1723 – 1790). Disponível em <http://paulabarbosa93. jusbrasil.com.br/artigos/170593109/adam-smith-1723-1790>. Publicado em 03 de março de 2015 e visualizado em 02 de abril de 2016.

ALVES, R. Sérgio, SILVA, V. Nelson, OLIVEIRA, S. M. Wanderson, SANTOS, C. Lidiane. PENSANDO EM SOCIEDADE. Disponível em <http://www.atenas.edu.br/fa culdade/arquivos/NucleoIniciacaoCiencia/RevistaCientifica/REVISTA%20CIENTIFCA%202008/9%20PENSANDO%20EM%20SOCIEDADE%20%20S%C3%A9rgio.pdf>. Acesso em 02 de abril de 2016.

DESCONHECIDO. Karl Marx. Disponível em http://www.suapesquisa.com/biografias/ marx/>. Acesso em 02 de abril de 2016.

OLIVEIRA, S. Fernanda, MORENO, T. Felipe, DEBERTIS, B. Mariane, NALIN, L. André, FLORENCIO, F. Marcio. TEORIA KEYNESIANA. Universidade Paulista Instituto De Ciências Sociais E Comunicações – ICSC Curso De Ciências Contábeis. Disponível em <>. Acesso em 02 de abril de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com