TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirização De TI: As Razões, Riscos E Recompensas

Monografias: Terceirização De TI: As Razões, Riscos E Recompensas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 6

Terceirização de TI: As Razões, Riscos e Recompensas

Como o proprietário de uma pequena empresa, você provavelmente têm pensado sobre a terceirização de TI de alguns aspectos do seu negócio. Os benefícios da terceirização de TI parecem óbvios, elogiados por especialistas em várias áreas empresariais como a resposta para cortar custos para os empresários que vão desde a tecnologia da informação para a contabilidade, marketing e recursos humanos; parece possível que você pode gerir uma empresa inteira sem nunca contratar um único empregado. Mas existem mais pontos a serem discutidos em terceirização de TI? Quais são as outras razões que fazem as empresas optarem por esse caminho? E sobre pontos dos aspectos de seu negócio que não são tão facilmente quantificados? Neste artigo, vamos discutir os 3 Rs da terceirização de TI: Razões, Riscos e Recompensas, especificamente como eles se relacionam com a tecnologia da informação (TI). E, como um bônus, nós vamos dar algumas dicas para ajudá-lo a gerenciar relacionamentos bem sucedidos com seus prestadores de serviços de TI (se são funcionários em tempo integral, ou terceirizados).

As Razões

De acordo com o Índice de terceirização de 2000, do Outsourcing Institute, há muitas razões por que as empresas fazem a terceirização de serviços de TI. Aqui estão algumas das principais razões:

1. Reduzir e controlar custos operacionais.

Quando se terceiriza os serviços de TI, elimina-se os custos associados com a contratação de um empregado, tais como controle de gestão, treinamento, seguro de saúde, custos trabalhistas, planos de aposentadoria etc.

2. Melhorar o foco da empresa.

Não é nem prático nem possível ser um pau para toda obra. A terceirização de TI permite que se concentre em suas competências essenciais, enquanto outra empresa centra-se na deles.

3. Tenha acesso a recursos excepcionais.

O retorno sobre o investimento é muito maior quando se terceiriza TI para uma empresa especializada nas áreas que você precisa. Em vez de apenas o conhecimento de uma pessoa, você se beneficia da experiência coletiva de uma equipe de profissionais de TI. Empresas de terceirização de TI normalmente exigem que sua equipe de TI tenha uma formação adequada e certificações também.

4. Recursos internos livres para outros fins.

Você pode ter alguém em seu escritório que é muito bom com computadores ou contabilidade, mas muito provavelmente estes não eram os postos de trabalho que ele ou ela foi contratada para fazer. Se eles estão gastando tempo cuidando dessas coisas, quem está fazendo o que eles foram contratados para fazer? A terceirização permite que se retenha funcionários para suas maiores e melhores capacidades, em vez de desperdiçar tempo deles em coisas que eles levariam mais tempo do que alguém que é treinado nestas áreas específicas.

5. Recursos não estão disponíveis internamente.

Por outro lado, talvez você não tem alguém na sua empresa que possa gerir as suas necessidades de TI e contratar um novo funcionário não está no orçamento. Terceirização de TI pode ser uma alternativa viável, tanto transitoriamente, quanto a longo prazo.

6. Maximizar benefícios da reestruturação.

Quando você está reestruturando a sua empresa para melhorar os custos, qualidade, serviço, ou velocidade, suas funções de negócios não-essenciais podem ser deixadas de lado. Eles ainda precisam ser tratados, no entanto, a terceirização é uma forma ideal de fazer isso. Não sabotar seus esforços de reestruturação ao não acompanhar as necessidades não essenciais.

7. Função difícil de gerir ou fora de controle.

Este é definitivamente um cenário quando terceirizar o TI para especialistas podem fazer uma grande diferença. Mas não cometa o erro de pensar que você pode esquecer-se sobre o problema, agora que ele está sendo "tratado". Você ainda precisa estar envolvido, mesmo depois de o controle ser retomado.

8. Faça os fundos de capital disponíveis.

Ao terceirizar funções não-essenciais, você pode gastar seus fundos de capital nos itens que estão diretamente relacionadas ao seu produto ou seus clientes.

9. Reduzir o risco.

Manter-se atualizado com a tecnologia necessária para executar o seu negócio é caro e demorado. Como os provedores de profissionais de TI terceirizados trabalham com vários clientes e precisam manter-se bem informado sobre as melhores práticas da indústria, eles normalmente sabem o que é certo e o que não é. Este tipo de conhecimento e experiência reduz drasticamente o risco de implementar uma cara decisão errada.

Os Riscos

Toda vez que você dar a alguém a responsabilidade por um aspecto de seu negócio, seja uma nova contratação de tempo integral ou um fornecedor externo, há risco envolvido. Será que eu contratei a pessoa certa / empresa para fazer o trabalho? Será que eles vão fazer o que eles devem fazer? Como eles vão "se encaixar" com os funcionários ou departamentos existentes? Estas são as perguntas que proprietários de pequenas empresas fazem quando entregam as rédeas a um novo funcionário ou fornecedor. De acordo com Yvonne Lederer Anotucci em seu artigo "Os prós e contras da terceirização de TI", donos de empresas que consideram a terceirização de funções de TI precisam estar cientes dos seguintes riscos:

1. Algumas funções de TI não são facilmente terceirizadas.

Ela afeta toda a organização; das tarefas simples que os funcionários fazem todos os dias para os aspectos complexos automatizados. Certifique-se que o fornecedor externo está qualificado para cuidar de suas maiores necessidades.

2. Pode-se perder o controle.

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com