TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Threading (descongelamento)

Seminário: Threading (descongelamento). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  535 Visualizações

Página 1 de 5

(Parte 3 de 3)

3.5.6 Turbilhonamento de roscas (tornofresamento)

Características: ➔ Processo de torneamento com corte interrompido

➔ A profundidade total da rosca e obtida por um ou vários gumes - parte interna de uma ferramenta rotativa circular ➔ Uma passada, elevada velocidade de corte P_ Ferramenta montada de forma excêntrica em relação a peca que apresenta um movimento rotativo lento no sentido contrario ao movimento rotativo da ferramenta P_ Roscas externas - a ferramenta e configurada na forma de um cabeçote de fresamento com gumes para dentro P_ Processo executado em maquinas especiais P_ Alto potencial de corte e elevada qualidade superficial P_ Em geral são montadas no cabeçote 4 ferramentas de metal duro defasadas de 90° P_ Duas atuam no fundo da rosca, uma nos flancos e uma na remoção de rebarbas P_ Mínimo aquecimento da peca e da ferramenta P_ Operação realizada em geral a seco

Figura 19 - Turbilhonamento 3.5.7 Fresamento de roscas

Características: ➔ E um processo usado na execução de roscas longas de movimento e de roscas em geral de passo grande; P_ A peca gira lentamente produzindo a velocidade de avanço; P_ O cabeçote porta-fresa se desloca paralelamente ao eixo da peca de um passo para cada volta da peca; P_ Roscas de passo grande ou de varias entradas - o cabeçote porta-fresa deve ter um suporte externo - maior rigidez; P_ As fresas simples de forma podem ser convencionais ou, mais freqüentemente, detalonadas;

Figura 20 - Exemplo de fresamento de roscas 3.5.8 Fresamento de roscas com fresas múltiplas e de forma

Características: P_ E o processo mais rápido e econômico de fresar roscas curtas; P_ A fresa e formada por de uma serie de filetes anelares concêntricos com a forma da rosca; P_ A fresa tem os dentes de talonados e um comprimento igual ao da rosca a executar mais dois passos; P_ Fresas com canais retos ou helicoidais;

➔ Canais helicoidais asseguram corte mais seguro - reduzem a possibilidade de vibrações; P_ Fresas com canais retos são mais econômicas para roscas externas, finas e de pequeno comprimento.

Figura 21 - Exemplo de fresamento de socas com fresas múltiplas

4. Cálculos que se fazem necessários

Nem sempre os parafusos usados nas máquinas são padronizados (normalizados) e, muitas vezes, não se encontra o tipo de parafuso desejado no comércio. Nesse caso, é necessário que a própria empresa faça os parafusos, para isso é preciso saber identificar o tipo de rosca do parafuso e calcular suas dimensões.

Para você resolver os cálculos, é necessário seguir todas as indicações apresentadas nos formulários a seguir.

Rosca métrica triangular (normal e fina)

P = passo da rosca d = diâmetro maior do parafuso (normal) d1 = diâmetro menor do parafuso (Ø do núcleo) d2 = diâmetro efetivo do parafuso (Ø médio) a = ângulo do perfil da rosca f = folga entre a raiz do filete da porca e a crista do filete do parafuso D = diâmetro maior da porca D1 = diâmetro menor da porca D2 = diâmetro efetivo da porca he = altura do filete do parafuso rre = raio de arredondamento da raiz do filete do parafuso rri = raio de arredondamento da raiz do filete da porca

Figura 2 – Rosca Triangular

Ângulo do perfil da rosca: a = 60º . Diâmetro menor do parafuso (Ø do núcleo): d1 = d - 1,2268P. Diâmetro efetivo do parafuso (Ø médio): d2 = D2 = d - 0,6495P. Folga entre a raiz do filete da porca e a crista do filete do parafuso: f = 0,045P. Diâmetro maior da porca: D = d + 2f . Diâmetro menor da porca (furo): D1= d - 1,0825P. Diâmetro efetivo da porca (Ø médio): D2= d2. Altura do filete do parafuso: he = 0,61343P . Raio de arredondamento da raiz do filete do parafuso: rre = 0,14434P. Raio de arredondamento da raiz do filete da porca: rri = 0,063P.

Rosca whitworth (triangular normal e fina)

Figura 23 - Rosca Whitworth

O primeiro procedimento para calcular roscas consiste na medição do passo da rosca. Para obter essa medida, podemos usar pente de rosca, escala ou paquímetro. Esses instrumentos são chamados verificadores de roscas e fornecem a medida do passo em milímetro ou em filetes por polegada e, também, a medida do ângulo dos filetes.

Figura 24 - Pente de Roscas

As roscas de perfil triangular são fabricadas segundo três sistemas normalizados: o sistema métrico ou internacional (ISO), o sistema inglês ou whitworth e o sistema americano. No sistema métrico, as medidas das roscas são determinadas em milímetros. Os filetes têm forma triangular, ângulo de 60º, crista plana e raiz arredondada.

Figura 25 - Demonstração dos Filetes

No sistema whitworth, as medidas são dadas em polegadas. Nesse sistema, o filete tem a forma triangular, ângulo de 55º, crista e raiz arredondadas.

O passo é determinado dividindo-se uma polegada pelo número de filetes contidos em uma polegada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com