TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tiquetador

Por:   •  23/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 5

RELATÓRIO 2

FÍSICA EXPERIMENTAL – PROFESSORA ANA ELISA

Integrantes:                                        Engª Química/Produção

Amanda Candido

Isabelle Tittanegro

Paulo Victor Novaes

Priscila Munhoz

Roberta Santiago

  1. objetivo:

A experiência realizada no laboratório teve como objetivo a classificação do movimento.

  1. Fundamentos teóricos:

Os experimentos e seus cálculos foram baseados na física cinemática, determinando através de estudos contidos em livros de física o movimento retilínea uniforme que classifica os movimentos.

A análise do estudo da física básica do movimento uniformemente variado (MRUV) é possível notar deslocamentos diferentes em períodos de tempos iguais, o que significa que possui uma aceleração escalar instantânea que permanece constante com o decorrer do tempo. A velocidade é variável. A aceleração permanece constante e diferente de zero, fazendo com que a velocidade varie uniformemente.

Esse movimento pode ser dividido de duas formas, como a retilíneo uniformemente acelerado se o módulo da velocidade aumenta, ou seja, se o valor da velocidade se afasta de zero e a retilíneo uniformemente retardado se o módulo da velocidade diminui, ou seja, se o valor da velocidade se aproxima de zero, portanto as principais características do MRUV são velocidade variável e a aceleração constante.

As equações do movimento uniformemente variado podem ser definidas através da velocidade em função do tempo, (função linear onde a representação gráfica será uma reta que reflete sempre o mesmo aumento da velocidade do corpo a cada segundo que passa, e sendo a aceleração no MRUV sempre constante, sua representação gráfica é uma reta horizontal paralela ao eixo t), através da posição em função do tempo (função quadrática, o espaço ou posição e o tempo são representados no gráfico por uma parábola), velocidade em função do deslocamento (Equação de Torricelli, sendo possível determinar a velocidade do móvel ou o seu deslocamento ou a sua aceleração sem que seja conhecido o tempo de movimento).

As medidas possuem incertezas ou erros, sendo classificados como erros aleatórios (são flutuações, para cima ou para baixo, sendo difíceis de identificar) e os erros sistemáticos (são causados por fontes identificáveis, e, em princípio, podem ser eliminados ou compensados).

  1. Materiais utilizados

Os materiais utilizados durante o experimento foram fornecidos pelo orientador, no qual se inclui um tiquetador que vibra em uma sequência de 60Hz para marcar o tempo, arruela como corpo de prova, uma fita registradora de 1,5m aproximadamente, papel carbono e uma trena.

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

                                     

                                                                                   

                                       

  1. Procedimentos experimentais

Na realização desse procedimento experimental, utilizou-se de um tiquetador que batia 60 vezes por segundo preso a um suporte de madeira sobre a bancada, o material possuía grampos para melhor posicionamento da fita registradora, que foi elevada ao ponto do tiquetador e deixada cair, tracionada pelo peso da arruela, transpassou-se a fita de papel entre o tiquetador e a paleta vibratória. Durante a queda da fita registradora o tiquetador com suas vibrações, fazia a marcação dos pontos que descrevem o percurso da queda através do papel carbono que foi posicionado entre ambos. Logo após, mediu-se o deslocamento da fita a cada três marcações feitas.

  1. Dados Experimentais    

Tabela 1 – Valores encontrados através dos experimentos

X(cm)

T(s)

4,9

0,05

16,5

0,10

37,8

0,15

67,3

0,20

110

0,25

161,5

0,30

  1. Metodologia

Para obter a equação particular da curva é necessário utilizar o método de Linearização de curvas, pois colocando esses pares experimentais em um gráfico, tem-se um pedaço de parábola crescente.

  1. Método de linearização de curvas.

Utilizando a equação geral das curvas, se tem:

[pic 6]

Aplicando “log” em ambos os lados, tem-se:

[pic 7]

Desenvolvendo a equação:

[pic 8]

Com a equação desenvolvida é necessário obter os valores de “log “ dos dados experimentais para obter valores que serão utilizados para montar outro gráfico. Esse novo gráfico, utilizando os valores de “log” encontrados com “x” e “t”, terá a forma de uma reta, pois sua equação é de primeiro grau. A partir disso, é necessário encontrar os coeficientes angular (m) e linear (b) da reta montada, e para isso utiliza-se a seguinte fórmula:  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (350.8 Kb)   docx (331.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com