TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação

Por:   •  23/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.872 Palavras (8 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução:

Solução é uma mistura homogênea que é formado por um soluto e solvente, que pode ser classificado como saturada, insaturada ou supersaturada. Podem apresentar propriedades eletrolíticas (ser condutora de eletricidade) ou não. As que formam íons são chamadas de soluções eletrolíticas e a substância presente, de eletrólito. A transferência de elétrons entre os reagentes pode formar um precipitado, característico de uma reação de oxirredução.                                                                                 As reações entre ácido e base são nomeadas de neutralização, no qual ocorre a formação de sal e água. O conceito de ácido para Arrhenius se deve a a presença de íons H+, ou seja, um ácido é uma substância que libera íons H+ numa solução aquosa enquanto uma base é uma substância que numa solução aquosa produza íons OH-. Um exemplo de ácido de Arrhenius é o HCl, que quando dissolvido em água produz íons hidratados H+ e Cl-; já uma base de Arrhenius bastante conhecida é NaOH que se dissocia em íons Na+ e OH-.        A definição de Arrhenius se mostrou limitada por se restringir a soluções aquosas. Então os químicos Johannes Bronsted e Thomas Lowry propuseram um novo conceito para ácidos e bases: um ácido é uma substância (molécula ou íon) que pode doar um próton para outra substância. Analogamente, uma base é uma substância que pode receber um próton.                                        Em contrapartida, Lewis observou que uma base de Bronsted-Lowry deve ter um par de elétrons não compartilhado para que o próton se ligue. Enfatizando esse par de elétrons, um ácido de Lewis é um receptor de par de elétrons e uma base de Lewis é um doador de par de elétrons para outras espécies químicas. Dessa forma, a teoria de Lewis torna o conceito de ácidos e bases muito mais abrangente sem anular as definições anteriores.

Volumes de H2SO4: A titulação é utilizada para determinar a concentração de um soluto numa mistura homogênea; neste sentido é faz-se uma reação entre a solução cuja concentração deseja-se determinar e uma solução de concentração conhecida (solução padrão). Torna-se necessário, portanto, conhecer o conceito de ponto de equivalência (ponto de viragem), que é o ponto no qual as quantidades estequiométricas se equivalem. Durante a titulação esse ponto deve ser determinado de alguma forma; no caso por exemplo das titulações ácido-base, geralmente adiciona-se indicadores de cor na solução reagente como a fenoftaleína ( incolor em soluções ácidas e rosa em soluções ácidas). A mudança de cor se dá bastante próxima do ponto de equivalência, assim entende-se que já houve neutralização total. Na titulação também usa-se a noção de padrão primário, composto que possui alto grau de pureza e padrão secundário, o qual apesar de também servir como referencial para a titulação, tem seu grau de pureza determinado a partir de análises químicas.

Materiais e Métodos:

        Na primeira parte do experimento foram preparadas duas soluções. Para a preparação da primeira, 0,998g de NaOH sólido foi pesado em uma balança semi-analítica e dissolvido em água destilada. A solução obtida foi introduzida num balão volumétrico de 250ml e este foi completado com água até atingir o volume total de 250ml. Ao se obter a homogeneização, a solução foi armazenada.                                                                                Para a segunda, 0,7ml de H2SO4         foi pipetado em um béquer contendo 150ml de água destilada, após agitar o recipiente, a solução obtida foi transportada para um balão volumétrico. Em seguida completou-se o volume do balão volumétrico até a sua medida máxima com água destilada.                                                                                Na segunda parte do experimento foi realizada a aferição do acido sulfúrico com carbonato de sódio, utilizando a bureta, onde foi introduzido o ácido e logo abaixo uma solução de carbonato de sódio que foi pipetado com o auxilio da pipeta e pêra de sucção, com água e indicador em um erlenmeyer. No momento que a coloração da solução mudou, esta foi aquecida no bico de bulsem com a finalidade de conferir se a titulação chegou ao ponto final. Se a coloração inicial voltasse seria necessário que a titulação continuasse.                                        Na terceira parte realizou-se a titulação do hidróxido de sódio com acido sulfúrico. Foram utilizadas as mesmas vidrarias da segunda parte, o ácido foi introduzido na bureta e a base com indicador no erlenmeyer, porém não foi necessário o aquecimento após obter o ponto estequiométrico.

MM de         H2SO4 = 98g/mol                                                                                  C = 0,05mol/L        V = 0,25L                                                        

        c =                                                                                                                                                                                 0,05 =                                                                                 m = 0,125[pic 2][pic 3]

MM de NaOH = 40gmol-1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com