TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação potenciométrica

Artigo: Titulação potenciométrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 3

itulação Potenciométrica

Trabalho enviado por: Suzana Tesser

Data: 30/06/2006

414 visualizações

FavoriteAdicionar aos favoritos Voltar

TITULAÇÃO POTENCIOMÉTRICA

1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia, praticamente não se encontra na indústria, ensino ou pesquisa, um só laboratório que prescinda do medidor de pH. Isto se deve à excepcional importância do controle da atividade do íon H+ em soluções. O processo comumente usado é a medida com o eletrodo de membrana de vidro, que é altamente seletivo e tem boa sensibilidade na detecção desse íon.

Existem também outros tipos de eletrodos, que podem detectar outras espécies iônicas, e que também são utilizados. Como se verá adiante há também os eletrodos de referência, que não se destinam a detectar espécies iônicas, mas são imprescindíveis em qualquer medida potenciométrica que se queira fazer.

O estudo dos eletrodos seletivos (para H+ e outras espécies iônicas) e dos eletrodos de referência, bem como das suas aplicações em Química Analítica, principalmente na prática de titulometria potenciométrica, que nada mais é que uma titulação na qual o ponto de equivalência é determinado por medição do potencial num eletrodo imerso na mistura da reação, são os objetivos desse texto.

2. ELETRODOS

Eletrodo é o terminal utilizado para conectar um circuito elétrico a uma parte não metálica. Este terminal deve ser constituído por um material condutor de eletricidade como, por exemplo, um metal, grafite ou outro. O objetivo do eletrodo é proporcionar uma transferência de elétrons entre o circuito e o meio no qual está inserido. Como tal, é usado em eletroquímica e eletrônica.

Existem dois tipos de eletrodos utilizados na titulação potenciométrica: eletrodo de referência e eletrodo indicador. O eletrodo que fica em contato com a solução de concentração desconhecida que se quer medir é chamado de eletrodo indicador. O eletrodo que fica em contato com a solução de concentração conhecida é chamado de eletrodo de referência.

O eletrodo indicador usualmente é colocado no pólo positivo do voltímetro. O eletrodo de referência, que terá que ter sempre um potencial conhecido para que a equação tenha solução, é usualmente colocado no pólo negativo do voltímetro.

O eletrodo indicador ideal seria aquele que, para uma pequena variação de concentração daquele analito, tivesse uma grande variação na diferença de potencial. Isto é, diferentes concentrações forneceriam diferentes potenciais e quanto maior a diferença entre essas medidas, mais facilmente o técnico distinguiria entre concentrações muito próximas. Ou seja, o eletrodo indicador teria uma grande sensibilidade. Esse eletrodo também teria que responder somente à concentração daquele analito, ou seja, ele teria uma grande seletividade.

O eletrodo de referência ideal seria aquele absolutamente indiferente às variações de concentração do analito e que tivesse um potencial invariável e estável durante toda a medição.

O voltímetro ideal seria aquele que, ao medir o potencial, não deixasse passar corrente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com