TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trasnformadores

Pesquisas Acadêmicas: Trasnformadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 10

ransformador TRANSFORMADORES

Página 1

1. Objetivo 3

2. Introdução 3

2.1.Divisão detalhada quanto aos tipos construtivos 4

2.1.1. Quanto ao material do núcleo

2.1.2. Quanto ao número de fases 5

2.1.3. Quanto à forma do núcleo 5

2.1.4.Quanto à disposição relativa dos enrolamentos 6

2.1.5.Quanto à proteção e maneira de dissipação de calor 7

3. Razão ou relação de tensão 7

4.Relação entre potências primárias e secundárias 8

5. Eficiência 9

6. Corrente alternada e corrente contínua 9

7. O transformador ideal 10

7.1.Sumário comparativo entre o transformador real e o transformador ideal 10

7.2. A importância do transformador ideal 12

8. Autotransformador 12

9. Outros tipos de transformadores 14

9.1. Transformador autoprotegido 14

9.2. Transformador industrial 15

9.3. Tranformador subterrâneo 16

9.4. Transformador a seco 17

9.5. Tranformador de distribuição 18

9.6. Transformador de força 19

9.7. Transformador de comando 20

9.8. Transformador de corrente 4NC/4NF 21

10. Conclusão 2

Transformador 4 Página 2

1. Referencias bibliográficas 2

Transformador

1. Objetivo

Este trabalho tem como objetivo o estudo teórico dos Transformadores (Autotransformador, Transformador Ideal, de Corrente, de Potencial, à Seco, etc.), sua utilização, tipos de construção, materiais utilizados, relação de tensão, relação entre potência no primário e secundário e sua eficiência.

2.Introdução

Transformador é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência elétrica de um circuito à outro, transformando tensões, correntes e ou de modificar os valores das Impedância elétrica de um circuito elétrico. Trata-se de um dispositivo de corrente alternada que opera baseado nos princípios eletromagnéticos da Lei de Faraday e da Lei de Lenz. O transformador consiste de duas ou mais bobinas ou enrolamentos e um "caminho", ou circuito magnético, que "acopla" essas bobinas. Há uma variedade de transformadores com diferentes tipos de circuito, mas todos operam sobre o mesmo princípio de indução eletromagnética. No caso dos transformadores de dois enrolamentos, é comum denominá-los como enrolamento primário e secundário, existem transfomadores de três enrolamentos sendo que o terceiro é chamado de terciário. Existe também um tipo de transformador denominado Autotransformador, no qual o enrolamento secundário possui uma conexão elétrica com o enrolamento do primário. Transformadores de potência são destinados primariamente à transformação da tensão e das correntes operando com altos valores de potência, de forma a elevar o valor da tensão e conseqüentemente reduzir o valor da corrente. Este procedimento é utilizado pois ao se reduzir os valores das correntes, reduz-se as perdas por efeito Joule nos condutores. O transformador é constituído de um núcleo de material ferromagnético, como aço, a fim de produzir um caminho de baixa relutância para o fluxo gerado. Geralmente o núcleo de aço dos transformadores é laminado para reduzir a indução de correntes parasitas ou de corrente de Foucault no próprio núcleo, já que essas correntes contribuem para o surgimento de perdas por aquecimento devido ao efeito Joule. Em geral utiliza-se aço-silício com o intuito de se aumentar a resistividade e diminuir ainda mais essas correntes parasitas. Transformadores também podem ser utilizados para o casamento de impedâncias, que consiste em modificar o valor da impedância vista pelo lado primário do transformador, são em geral de baixa potência. Há outros tipos de transformadores, alguns com núcleo ferromagnético, outros sem núcleo, ditos transformadores com núcleo de ar, e ainda aqueles com núcleo de ferrite.

Página 3

Transformador

Fig. 1 Transformador trifásico

2.1.Uma divisão mais detalhada dos transformadores, quanto aos tipos construtivos, é dada a seguir:

2.1.1.Quanto ao material do núcleo

Transformadores com núcleo ferromagnético. Os transformadores de potência são invariavelmente desse tipo. Os materiais ferromagnéticos adequados para esses núcleos devem possuir, além de alta permeabilidade magnética, uma resistividade eletrica relativamente elevada e uma indução residual relativamente baixa quando submetido a uma magnetização cíclica. Essas propriedades implicarão, pela ordem, em baixa relutância e, portanto, em pequena absorção de corrente magnetizante e de potencia relativa de magnetização, baixas perdas por correntes parasitas (parda Foucault) e baixa perda histerética. Os aços-silício (ligas de ferro, carbono, silício) são os materiais ferromagnéticos que satisfazem as exigências dos núcleos desses transformadores. Eles são utilizados laminados, com espessura entre 0,25 e 0,5mm, com as laminas isoladas, normalmente pelo próprio oxido da laminação siderúrgica, e prensadas para formar o núcleo. Essas providencias são tomadas, também, para atenuar as correntes induzidas no núcleo e, portanto, atenuar as perdas Foucault. Nos transformadores maiores, onde se exige bom rendimento, as laminas são de aço-silício de grãos orientados, que além de alta permeabilidade quando excitados no sentido da laminação, apresentam baixíssimas perdas magnéticas especificas (watts por unidade de massa). Os transformadores de medida, bem como muitos do tipo de controle, também são constituídos com núcleo ferromagnético, seja laminado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com