TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ttradfiddkkk

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  549 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

FAÇA A ESCOLHA CERTA

Antes de optar por um dos componentes optativos do GRUPO 2 conheça o conteúdo que será estudado em cada um deles e reflita sobre o benefício que estes estudos poderão trazer para a sua formação pessoal e profissional.

A seguir, as ementas de cada componente do GRUPO 2.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING E PESQUISA DE MERCADO

Pesquisa de mercado. Ciclo de vida. Matriz BCG. Estratégicas de crescimento. Desenvolvimento de produtos e conceitos. Decisão estratégia de marca. Briefing. Lançamento de produtos. Tendências do Marketing.

ATENÇÃO

Nesse componente você vai aprender os conceitos de demanda e de mercado, bem como a influência do consumidor no processo de escolha do produto.

Não há pré-requisito para cursar o componente.

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

Elaboração e Planejamento de Projeto. Técnicas de Capitalização e Desconto. Análise do Fluxo de Caixa. Custo do Capital. Demonstração do Resultado Projetado. Viabilidade Econômica e Financeira. Análise de Custo x Benefício. Gerenciamento de Projetos.

ATENÇÃO

O estudo desse componente possibilitará aos alunos de Engenharia e de Sistemas de Informação a tomada de decisões gerenciais, administrativas e financeiras com um enfoque quantitativo, baseando-se principalmente na elaboração e análise de projetos de investimentos e de financiamentos.

Requisitos necessários para cursar o componente:

- Conhecimento básico de calculadoras financeiras (especialmente da Calculadora HP 12C);

- Conhecimentos da Matemática Financeira, principalmente os relacionados a juros compostos, equivalência de taxas de juros compostos, cálculo do IOF "por dentro" e "por fora", Rendas, Sistemas de Amortização (especialmente a tabela price), cálculos de VPL e TIR;

- Conhecimentos da Gestão Financeira, principalmente relacionados a elaboração e análise de Fluxos de Caixa;

- Conhecimentos básicos sobre Contabilidade, principalmente Balanço Patrimonial, DRE e DFC.

PRESERVAÇÃO, CONSERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS I 

Estudo do espaço e tempo como elementos de formação dos centros urbanos. A compreensão da cidade como elemento integrador da sociedade. As áreas periurbanas e rurais. Infraestrutura urbana: saneamento básico, vias públicas, iluminação pública. Paisagismo urbano. Planos diretores. Estudo de soluções de gestão participativa em áreas urbanas. Urbanização e Planejamento Ambiental. Estudo das políticas de desenvolvimento e meio ambiente. Utilização de modelos e de instrumentos de planejamento. Gestão Ambiental de Territórios. Gestão Ambiental em organizações e instituições públicas. Estudo de instrumentos de implantação e execução de políticas ambientais. Inserção do planejamento na gestão ambiental. Qualidade ambiental. Normas e certificações ambientais. Implantação de Sistemas de Gestão Ambiental.

ATENÇÃO

Esse componente aborda temáticas relacionadas às áreas de Planejamento Urbano e Gestão Ambiental em organizações; as políticas de desenvolvimento e meio ambiente que fundamentam a gestão ambiental e os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) nas organizações; o processo de implantação e certificação de SGA e as normas ISO 14000; as principais legislações e ações visando o planejamento urbano sustentável das cidades.

Não há pré-requisito para cursar o componente.

LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL

Estudo dogmático das normas constitucionais do meio ambiente e da política nacional do meio ambiente. Legislação ambiental: hierarquia e principais resoluções, normas e diretrizes. Estudo do poder de polícia ambiental, do patrimônio natural, artificial, cultural e do trabalho, as sanções administrativas, civis e penais das infrações ambientais. Conhecimento dos órgãos da administração e de defesa ambiental. Responsabilidades administrativa, civil e criminal decorrentes de danos ambientais. Estudo das ações típicas de defesa do meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com