TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turbinas

Pesquisas Acadêmicas: Turbinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  5.532 Palavras (23 Páginas)  •  778 Visualizações

Página 1 de 23

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar sobre a evolução das turbinas a gás e o desenvolvimento que esse equipamento trouxe para as atividades industriais, suas características gerais de funcionamento e seus principais componentes, seus ciclos de funcionamento, suas aplicações e as vantagens e desvantagens desse equipamento.

Bibliografia complementar

• MORAN, Michael J.; SHAPIRO, Howard N.; MUNSON, Bruce R. Introdução à

Engenharia de Sistemas Térmicos. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

• VAN WYLEN, Gordon J.; SONNTAG, Richard E.. Fundamentos da Termodinâmica

Clássica: tradução da 4º ed. 1. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 2004

Turbinas a Gás

A primeira turbina a gás foi desenvolvida a cerca de 150 anos, a partir dos conhecimentos adquiridos com a evolução dos motores térmicos.

É uma máquina térmica na qual aproveita-se diretamente a energia liberada na combustão, armazenada nos gases produzidos que se expandem, de forma parecida com a energia nas turbinas a vapor, sobre as palhetas móveis de um rotor.

O grande avanço nas turbinas a gás ocorreu na época da 2ª Guerra Mundial devido a aeronáutica, que tinha necessidade de aumentar a velocidade de seus aviões e continuou com a industrialização pós-guerra, com instalações de potência a gás.

Por fim, com o desenvolvimento da metalurgia nos últimos 30 anos foi possível obter materiais que suportam temperaturas mais elevadas (superiores a 500ºC), que permitiram o desenvolvimento das turbinas a gás modernas.

Elementos Construtivos

A turbina a gás é mais simples que podemos imaginar, tal como mostra a figura 1.1, é constituída basicamente pelos seguintes elementos:

Figura 1.1 Esquema de uma instalação com turbina a gás em circuito aberto, estacionária, sem recuperação. I - Turbocompressor; II - Câmara de combustão; III - Turbina a gás; IV - Alternador; V - Motor de arranque e excitatriz.

a) Compressor de Ar

O compressor de ar da turbina a gás pode ser centrífugo ou axial (vide figuras a seguir) e ambos estão constituídos por um rotor e um difusor, o que constitui um salto (estágio). Geralmente, são constituídos por vários saltos (estágios), o que permite a instalação de resfriadores intermediários que melhoram o rendimento da instalação, ao reduzir a temperatura do ar entre uma compressão e outra. Com relação ao rendimento, o compressor axial apresenta um maior rendimento que o compressor centrífugo, figura 1.2

Figura 1.2 Compressor centrífugo para turbina a gás. G - rotor; D - difusor e A - entrada de ar.

Figura 1.3 Compressor axial simples para turbinas a gás. G - rotor; D – difusor

b) Câmara de Combustão

A câmara de combustão pode ser simples ou múltipla. As múltiplas são sempre tubulares e as simples podem ser tubulares e anulares. Por sua vez todos estes tipos podem ser de construção horizontal ou vertical. As horizontais são montadas em cima ou ao redor da turbina a gás; as verticais são montadas ao lado da turbina a gás.

A câmara de combustão realiza as operações de:

• Pulverização do combustível;

• Vaporização do combustível;

• Misturar ar-combustível;

• Combustão da mistura e

• diluição dos produtos de combustão.

Cada um destes processos não tem uma zona (região) pré-determinada da câmara de combustão.

As câmaras de combustão tubulares horizontal, fig. 1.4 e vertical, fig. 1.5, adaptam-se melhor aos compressores centrífugos e as câmaras de combustão anulares, fig. 1.6, aos compressores axiais.

Figura 1.4 Câmara de combustão tubular horizontal, para turbina a gás.

Figura 1.5 Câmara de combustão tubular, de construção vertical, para turbina a gás.

Figura 12.7 Esquema de câmara de combustão anular.

c) Sistema de Alimentação de Combustível

É constituído de um reservatório e um pulverizador de refluxo.

Figura 12.8 Pulverizador de refluxo para turbina de gás.

A - conduto de entrada d decombustível; V - câmara anterior à entrada ; T - orifícios de entrada à câmara V; U e R - orifícios para refluxo de combustível.

Geralmente, a quantidade de combustível que chega ao injetor é constante e as variações na quantidade injetada se efetuam variando a quantidade de refluxo mediante uma válvula intercalada no conduto de retorno ao depósito.

d) Turbina

A Turbina a gás pode ser axial ou radial. As axiais são as mais utilizadas. São constituídas de forma parecida às turbinas a vapor e podem ser de ação ou reação.Figura 12.9 Turbina axial elementar para turbinas a gás. G - rotor; D - difusor. As figuras 12.10 e 12.11 mostram respectivamente uma foto e um corte longitudinal de uma turbina a gás de vários estágios. Figura 12.10 Rotor de uma turbina a gás Siemens de 12 MW, em curso de montagem.Figura 12.11 Seção longitudinal de uma turbina a gás Siemens de 12 MW. e) Trocador de Calor (Regenerador) São utilizados para aquecer o ar que saí do compressor e que se injeta na câmara de combustão, às custas do calor contido nos gases de escape que saem da turbina a gás, aumentando o rendimento. A construção é bastante parecida com a dos radiadores normais; neles as correntes quente e fria estão separadas por paredes condutoras, através das quais se realiza diretamente o intercâmbio de calor. Podem ser do tipo tubular simples, tubular com chicanas ou de placas onduladas. Figura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com