TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ultra-som

Resenha: Ultra-som. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  Resenha  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

Muito útil na medicina, o ultra-som conta também entre suas múltiplas aplicações a detecção de obstáculos submarinos, feita por meio sonar. Ultra-som é a vibração sonora de frequência não audível pelo homem.

Com base em diferentes fenômenos físicos, pode ser produzido por diversos aparelhos, como apito de Galton, os cilindros vibrantes, o emissor de válvulas de tríodo, o arco vibratório (ou cantante) e o cristal piezelétrico. O meio mais comum para a produção de ultra-som é o cristal piezelétrico, que tem como órgão emissor um cristal de quartzo de propriedades piezelétricas, pelas quais os cristais desenvolve cargas elétricas em suas faces quando nelas são aplicados esforços mecênicos, como pressão. Ao estabelecer-se uma diferença entre duas faces paralelas e opostas de um cristal de quartzo convenientemente preparado, haverá uma série de contrações e expansões das faces, que se afastarão e aproximarão; este movimento produzirá um som. Ao comprimir-se uma série de lâminas de quartzo , de sal de Rochelle ou de turmalina entre placas de metal, estas vibrarão e produzirão ultra-sons de frequências na faixa de 50 mil ciclos por segundo e cerca de três centímetros de comprimento.

Devido a seu pequeno comprimento de onda, o ultra-som está pouco sujeito ao processo de difração ou curvatura dos raios de onda é cortada por obstáculo. Essa propriedade possibilita feixes de direção bem definidas, adequadas ao estudo de propriedades de sólidos e líquidos, ao controle de defeitos de peças metálicas, etc.

Entre as aplicações do ultra-som, são de especial importância a determinação das profundidades marinhas, por meio de eco-batimento e a detecção de obstáculos sob a superfície da água, como submarinos, realizada pelo sonar. O ultra-som também é usado na medicina, tanto para diagnóstico quanto para terapêutica. Os efeitos biológicos da aplicação do ultra-som as células vivas são de duas espécies:

1 - Forças mecânicas resultantes das contrações e expansões provocadas pela vibração sonora.

2- Efeitos caloríficos causados pela absorção da energia vibratória. A aplicação em larga escala do ultra-som pode, no entanto, conduzir à degenerescência e morte das células humanas e provocar lesões graves nos tecidos.

Referência bibliográfica: Nova enciclopédia Barsa. 6ª edição - São Paulo: Planeta internacional LTDA , 2002. Diversos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com