TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Zentyal

Trabalho Universitário: Zentyal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.853 Palavras (8 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 8

Nome: Matheus Carlos Adailton Thome Moreira

Pré-requisitos instalação do zentyal ou ubunto server (seu nome na pasta home).

1°fazer uma coletânea de comandos Linux, com explicação de cada um deles .

ls: Lista todos os arquivos do diretório

cd: Acessa uma determinada pasta (diretório)

mkdir: Cria um diretório.

rmdir: Apaga diretório, vem de remove directory.

arp: permite conhecer o endereço físico de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP.

ifconfig: Visualizar os ips da nossping: Pingar um determinado host, ou seja, enviar pacotes icmp para um determinado host e medir tempos de resposta, entre outras coisas.

ping: Pingar um determinado host, ou seja, enviar pacotes icmp para um determinado host e medir tempos de resposta, entre outras coisas.

Traceroute: é uma ferramenta de diagnóstico que rastreia a rota de um pacote através de uma rede de computadores que utiliza os protocolos IP e o ICMP.

Fdisk: é um utilitário de linha de comando que é considerado uma das melhores ferramentas para gerenciar partições no HD.

df: Mostra a quantidade de espaço usada no disco rígido

du: Exibe um resumo do uso do espaço em disco

Netcat: é uma ferramenta de rede que permite, através de comandos e com sintaxe muito sensível, abrir portas TCP/UDP e HOST.

ps: Lista a lista de processos em execução, útil para saber o pid de um processo para o mandar abaixo com o comando kill, entre outras coisas.

grep: Procura um arquivo por um padrão, sendo um filtro muito útil e usado, por exemplo um cat a.txt | grep ola irá mostrar-nos apenas as linhas do arquivo a.txt que contenham a palavra “ola”.

Mount: monta um sistema de arquivos.

Umount: desmonta um sistema de arquivos.

2°para cada um dos comandos acima, fazer um print screen da tela com o resultado exibido pelo comando.

3°pesquisar onde ficam os arquivos de configuração

Configuração de vídeo

Configuração do apache

Configurações das partições em disco

4°pesquisar como fazer a instalação e desinstalação de aplicativos usando apt-get.

1- Primeiramente abra o terminal. Antes de instalar um novo pacote, devemos atualizar o repositório de pacotes, para que seja instalado as versões mais atuais dos pacotes, para isso utilizamos o comando: sudo apt-get update

2- Com o repositório atualizado podemos instalar o novo pacote, o comando é o: sudo apt-get install nome_do_pacote . No meu caso, estou instalando o GIMP que é um editor de imagem muito bom para Linux, é tipo o equivalente ao PhotoShop para Linux :D. Sendo assim o meu comando fica:

sudo apt-get install gimp

Você deve instalar o pacote, ao terminar a instalação ele já vai estar pronto para o uso. Depois só pesquisar pelo nome GIMP.

Como mostra a minha imagem meu pacote foi instalado.

Desinstalando um pacote:

Para desinstalar um pacote, basta utilizar o comando sudo apt-get remove nome_do_pacote , por exemplo:

sudo apt-get remove gimp

Feito isso seu pacote terá sido excluído.

5°pesquisar como fazer instalação e desinstalação de aplicativos usando synaptics

Passo 1. Abra uma janela do Terminal.

Passo 2. Digite, no terminal, o comando su e, em seguida, insira a password de administrador do sistema. Isso lhe permitirá fazer alterações no computador;

Passo 3. Bastam agora dois comandos: o “sudo apt-get update“, que atualiza os pacotes de instalação do Linux, e o “sudo apt-get install synaptic“. Digite a senha de administrador sempre quando requerido. Caso o sistema faça alguma pergunta, digite y ou s para continuar;

Passo 4. Pronto! O Synaptic já está instalado. Para iniciar o programa, basta escrever "synaptic" na área de inicialização de programas.

Passo 5. Todas as vezes que o Synaptic abrir, a senha de administrador será exigida. Isso previne que softwares maliciosos se instalem sem o conhecimento do usuário. Coloque a senha e dê ok;

Passo 6. A interface do Synaptic é bem simples. Para instalar algum programa, basta digitar o nome no quadro Quick Filter;

Passo 7. Como exemplo, vamos instalar o Brasero, um player musical semelhante ao Winamp, para o Windows. Digite "Brasero" no campo Quick Filter.

Passo 8. Para instalar, basta clicar com o botão direito do mouse, clicando no quadrado branco ao lado do nome, e, em seguida, escolher a opção “marcar para instalação” e depois aplicar.

Passo 9. Em seguida, uma janela dirá que outros pacotes precisam ser instalados para o bom funcionamento do programa. Clique em Apply;

Passo 10. O programa será automaticamente baixado da Internet e instalado, tornando-se pronto para uso após a conclusão do download. A imagem abaixo mostra que o programa já foi instalado.

Desinstalando:

Passo 1. Ir ate a programa a ser desinstalado, clicar com o botão direito do mouse e ao invez de marcar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com