TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁCIDO DE CLORIDINA

Seminário: ÁCIDO DE CLORIDINA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Seminário  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Qualquer prática em laboratório exige uma série de cuidados para a segurança dos praticantes e melhor aproveitamento de suas práticas. Uma série de normas foram criadas por diversas agencias e regulamentadas por leis, tendo em vista a segurança de todos.

A FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico) são normas de uso obrigatório nas embalagens de produtos químicos. Tendo por finalidade, informar sobre os procedimentos de segurança, riscos a integridade física, saúde, acidentes e formas de transporte, manuseio, armazenamento e descarte do produto químico, considerando os aspectos de segurança, saúde e meio ambiente.

Neste trabalho determinaremos periculosidade, combate a incêndio, controle e armazenamento do ácido clorídrico, hidróxido de sódio, metanol e álcool isopropílico.

ÁCIDO CLORÍDRICO

• Produto corrosivo. Se inalado, pode causar queimaduras no trato gastrointestinal. Se ingerido, pode causar danos ao sistema respiratório. Em contato com a pele e os olhos pode causar queimaduras graves.

• Se inalado profundamente, pode ocorrer irritação e inflamação das vias respiratórias, bronquite crônica e edema pulmonar.

• Pode causar queimaduras graves e ulceração. Este produto causa severas queimaduras às membranas da boca, esôfago e estômago.

• Irritação severa da via respiratória superior, resultando em tosse, sensação de engasgo e de queimaduras da garganta.

• Afeta rios e cursos d’água, alterando o pH da água. Pode contaminar o solo. Os vapores podem afetar temporariamente a qualidade do ar.

• A inalação do vapor ou névoa pode causar tosse, espirros, sangramento nasal, broncoespasmo, dificuldade respiratória e edema pulmonar. Evite a exposição do produto ao calor e materiais incompatíveis.

Diamante de perigo

COMBATE A INCÊNDIOS

Produto corrosivo. Não queima, mas pode se decompor com o calor. Incêndios envolvendo esse produto podem gerar gases tóxicos, corrosivos e irritantes como cloreto de hidrogênio e fumos de cloro De pequenas proporções, usar extintores. De grandes proporções, água em forma de neblina ou espuma Evite a exposição do produto ao calor e materiais incompatíveis. Esfriar os recipientes com neblina d´água. Usar pó químico seco para apagar o fogo sendo este um método específico.

CONTROLE DE DERRAMAMENTO

Em caso de vazamento e/ou derramamento procure bloquear o vazamento, conter o líquido derramado ou transferir o produto. Durante o atendimento emergencial fique com o vento soprando as suas costas. O acesso das pessoas nas áreas contaminadas só deve ser permitido se estiverem usando roupas específicas e proteção respiratória adequada.

Evitar que o ácido atinja rios, esgotos, cursos d´água e o solo, fazendo contenções com terra, areia ou outro produto sólido, preferencialmente alcalino para neutralização dos efeitos. Havendo desprendimento de cloreto de hidrogênio gasoso para a atmosfera, avaliar o caso, e dependendo da situação, evacuar a área, podendo inclusive, se estender para as comunidades vizinhas. Esse vazamento (na forma de vapor) é contido através de cortina d´água. Pequenos vazamentos do ácido são absorvidos e neutralizados com barrilha (carbonato de sódio) ou calcário (carbonato de cálcio), e o resíduo resultante, colocado em recipientes etiquetados e fechados, sendo armazenados em locais abertos, porém com acesso controlado até a sua destinação final. A neutralização com soda cáustica poderá ser feita, porém desde que o ácido seja diluído previamente. A cal hidratada é outro produto apropriado para a neutralização do ácido, com posterior disposição dos resíduos em local regulamentado pela autoridade ambiental local.

MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Identificar os recipientes que contém o ácido em conformidade com o DL nº 96.044/88 e suas respectivas Portarias. Dotar o local de manuseio do produto com conjunto de chuveiro de emergência e lava olhos. O manuseio só deve ser feito com os EPI´s indicados e sob condições de segurança. Usar os EPI´s específicos; óculos contra respingos, protetor facial, luvas em PVC e roupas de proteção. Evitar inalar os vapores ácidos. Lavar-se após o manuseio e descontaminar os EPI´s após o uso. Os EPI´s devem ser aprovados para uso somente com os respectivos CA´s – Certificado de Aprovação.

Manusear os recipientes e embalagens fazendo uso dos EPI´s adequados. Certificar-se que as embalagens estão identificadas e limpas. Manusear em local limpo, ventilado e com boa iluminação, por profissionais habilitados e treinados, sempre utilizando os EPI´s adequados.

Evitar o armazenamento do ácido em conjunto com embalagens de outros produtos químicos, em função da sua corrosividade, e para que embalagens não compatíveis sejam atacadas pelos vapores do ácido. Evitar contato não intencional do ácido com metais como, ferro, zinco, alumínio, magnésio, etc. O contato gera hidrogênio, o qual em mistura com o ar, poderá formar misturas explosivas. Havendo contato, afastar de fontes de calor (faíscas, chama aberta, etc) e de vapores tóxicos do ácido.

HIDRÓXIDO DE POTASSIO - KOH

• Principais perigos: O Hidróxido de Amônio possui maior perigo quanto à saúde, fogo e reatividade com outros materiais, principalmente ácidos.

• Efeitos adversos à saúde humana: Devido à liberação de amônia, pode ser sufocante e de extrema irritação aos olhos, garganta e trato respiratório. Dependendo do tempo de exposição, podem ocorrer efeitos que vão de suaves irritações a severas lesões no corpo, devido a sua ação cáustica alcalina.

• Exposições a altas concentrações a partir de 2.500 ppm por um período de 30 min., pode ser fatal. O contato do Hidróxido de Amônio pode causar severas queimaduras nos olhos e pele. Extensas queimaduras podem levar à morte.

• Principais partes atingidas: Olhos, pele e sistema respiratório.

• Perigos específicos: Perigos quanto a vazamentos.

• Classificação do produto químico: Produto corrosivo

• Medidas de primeiros socorros:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com