TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ççç

Pesquisas Acadêmicas: Ççç. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  3.591 Palavras (15 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 15

Atividades das aulas 1 e 2 (2.5)

Você deverá responder as questões e enviá-las por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o seguinte endereço eletrônico: rutedesouza@unigran.br ou mariaalice@unigran.br

ATIVIDADE DA AULA 01

Você deverá responder a questão a seguir e enviá-la por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual . Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail mfernandes@unigran.br

REDIJA UM RESUMO DE 80 PALAVRAS SOBRE O CONTEÚDO DA AULA 01 (VALOR:1.25)

Na aula 1 vemos a dificuldade em que muitas pessoas enfrentam para escrever textos mesmo depois de oito, doze anos de aulas de Língua Portuguesa.

Por mais que nas últimas décadas tenha tido uma avanço tecnológico, e nos meios de comunicação, as pessoas não se interessam pela leitura, pela escrita, pelo contrário estão cada vez mais isoladas, e para fazer um bom texto é preciso conhecimento sobre o assunto.

E os professores enfrentam dificuldades porque falta condições para que possam reformular os métodos de ensino e aderir ao movimento da escola nova, essa mudança tem que vim desde o ensino fundamental para que no futuro, em vestibular, como profissionais não haja dificuldades para produzir um texto.

Cabe aos futuros educadores desempenhar em breve a solução para que interfere em

ATIVIDADE DA AULA 02

______________________________________________________________________ Atividades

Você deverá responder a questão a seguir e enviá-la por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail mfernandes@unigran.br

Para ampliar o seu conhecimento, leia o artigo de Marcuschi (2002) que faz um paralelo entre tipos textuais e gêneros textuais e, a seguir, envie pelo portfólio exemplos de três gêneros textuais. Escolha gêneros diferentes dos mostrados na aula, explicando suas características. (VALOR:1.25)

R:

CARTA: escrita em primeira pessoa, envolve um remetente e um destinatário, caracteriscticas: local e data, destinatário, saudação, interlocução com o destinatário e depedida.

Ex: Guiratinga, 14 de maio de 2014

Para: Maria Alice de Melo Fernandes

Ola querida professora, como está?

Venho lhe agradecer pela atenção conosco, pela paciência no decorrer da matéria, os obstáculos

São grandes, até mesmo por ser um ensino a distância, foi um prazer ter tido a senhora como educadora.

Desejo tudo de melhor, um abraço e fique com Deus.

BILHETES: é uma mensagem simples, clara e rápida em um pequeno papel, usados como lembretes.

Ex: Jaqueline não esqueça que hoje você tem dentista as 15:00 hrs.

TEXTO JORNALISTICO: linguagem direta e formal, de caráter informativo e impessoal, inicia se com o lide e segue o corpo da noticia.

Ex: Enem 2014 já ultrapassa 2,2 milhões de inscritos

De acordo com divulgação do site do MEC, o número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 já ultrapassou 2,2 milhões. Conforme edital do exame, o período de inscrição permanecerá aberto até a próxima sexta-feira, dia 23 de maio.

Portanto, entre as características básicas dos tipos textuais está o fato de eles serem definidos por seus traços lingüísticos predominantes. Por isso, um tipo textual é dado por um conjunto de traços que formam uma seqüência e não um texto. A rigor, pode-se dizer que o segredo da coesão textual está precisamente na habilidade demonstrada em fazer essa “costura” ou tessitura das seqüências tipológicas como uma armação de base, ou seja, uma malha infra-estrutural do texto. Como tais, os gêneros são uma espécie de armadura comunicativa geral preenchida por seqüências tipológicas de base que podem ser bastante heterogêneas mas relacionadas entre si1. Quando se nomeia um certo texto como “narrativo”, “descritivo” ou “argumentativo”, não se está nomeando o gênero e sim o predomínio de um tipo de seqüência de base

Para concluir essas observações sobre os tipos textuais, vejamos a sugestão de Werlich (1973), que propõe uma matriz de critérios, partindo de estruturas lingüísticas típicas dos enunciados que formam a base do texto. Werlich toma a base temática do texto representada ou pelo título ou pelo início do texto como adequada à formulação da tipologia. Assim, são desenvolvidas as cinco bases temáticas textuais típicas que darão origem aos tipos textuais (o que foi utilizado acima para a segmentação das seqüências observadas na carta acima analisada). Vejamos isto na figura abaixo:

Um elemento central na organização de textos narrativos é a seqüência temporal. Já no caso de textos descritivos predominam as seqüências de localização. Os textos expositivos apresentam o predomínio de seqüências analíticas ou então explicitamente explicativas. Os textos argumentativos se dão pelo predomínio de seqüências contrastivas explícitas. Por fim, os textos injuntivos apresentam o predomínio de seqüências imperativas.

Tipos textuais segundo Werlich (1973)

Se voltarmos agora ao exemplo (2) da carta pessoal apresentada acima, veremos que cada uma daquelas seqüências lá identificadas realiza os traços lingüísticos aqui apresentados. Não é difícil tomar os gêneros textuais e analisá-los com esses critérios, identificando-lhes as seqüências. Para o caso do ensino, pode-se chamar a atenção da dificuldade que existe na organização das seqüências tipológicas de base, já que elas não podem ser simplesmente justapostas. Os alunos apresentam dificuldades precisamente nesses pontos e não conseguem realizar as relações entre as seqüências. E os diversos gêneros seqüenciam bases tipológicas diversas.

5. Observações sobre os gêneros textuais

Como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com