TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÍNDICE DE VEGETAÇÃO - NDVI

Por:   •  22/2/2019  •  Monografia  •  7.091 Palavras (29 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 29

PUC-MG – PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
DIRETORIA DE ENSINO A DISTÂNCIA

ANÁLISE MULTITEMPORAL DOS PROCESSOS DE DEGRADAÇÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO GORDURA EM ALTO ARAGUAIA – MT UTILIZANDO O ÍNDICE DE VEGETAÇÃO POR DIFERENÇA NORMALIZADA - NDVI

Belo Horizonte

2016


SUMÁRIO

I. Introdução        3

II. Objetivos        5

III. Revisão Bibliográfica        6

        3.1. Escassez de Água Potável no Mundo        6

        3.2. Recursos Hídricos no Brasil        7

        3.3.  Desmatamento nas Bacias Hidrográficas e o Agravamento da Crise Hídrica        8

        3.4.  O Papel da Cobertura Vegetal na Proteção dos Mananciais Hídricos        9

        3.5.  Assoreamento        9

        3.6.   Problemática Hídrica na Bacia Hidrográfica do Córrego Gordura        10

        3.7.  Área de Proteção Ambiental – APA do Córrego Gordura        11

        3.8.  Sensoriamento Remoto dos Recursos Naturais        12

        3.9.  Índice de Vegetação por Diferença Normalizada -NDVI        14

        3.10.  Landsat        15

        3.11.  Landsat 5        15

        3.12.  Satélite de Observação da Terra (Indian Remote Sensing Satellite –IRS)................        17

IV. Hipóteses e Justificativas        19

V. Materiais e Métodos        22

        5.1.  Área de Estudo – Bacia Hidroráfica do Córrego Gordura        22

        5.2.  Dados a Serem Analisados        24

        5.3.  Processamento dos Dados        24

VI. Referências        26


I. Introdução

Ao longo do tempo, a expansão das ações humanas tem provocado consideráveis impactos negativos sobre os recursos naturais. A água potável, recurso indispensável para a sobrevivência humana, em várias regiões do planeta, inclusive no Brasil, vem se tornando um recurso escasso devido a sua má gestão. (WMO, 1997). 

        Não muito diferente da situação de vários municípios brasileiros, o município de Alto Araguaia, situado no extremo sudeste mato-grossense, vem acompanhando, ano após ano, a redução do volume de água de seu principal contribuinte hídrico para o abastecimento da cidade que é o Córrego Gordura. A bacia hidrográfica desse córrego é protegida pela Área de Proteção Ambiental- APA do Córrego Gordura e do Córrego Boiadeiro.

Conforme o Artigo 15 da Lei 9.985/2000 está área é pertencente ao grupo das unidades de uso sustentável. Porém, mesmo sendo uma área com restrições de uso, a sua cobertura vegetal foi quase toda convertida para fins agrossilvipastoris. Essa substituição da cobertura vegetal nativa em demasia aliada ao manejo inadequado do solo fez promover o que se nota hoje: a redução do volume de água.  

Não obstante, a fim de contribuir com o gerenciamento adequado desse bem esgotável, várias ferramentas e técnicas de sensoriamento remoto vem sendo disponibilizadas nos últimos anos (Tucker et. al. 1985), a exemplo temos o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada - NDVI. (Debiase et. al. 2007) apontam que o NDVI é o mais empregado e um dos mais aceitos índices para analisar a cobertura vegetal utilizando o sensoriamento remoto, isto porque, além de um diagnóstico temporal pormenorizado da massa foliar sinteticamente ativa de uma determinada área, ele corrige os efeitos das sobras oriundas das elevações topográficas sobre a imagem (COSTA et al, 2007) e (POELKING et. al., 2007).  

Logo, a geração do índice de vegetação se dá pela subtração dos valores dos “pixels” das bandas do infravermelho próximo (IVP) e do vermelho (V) em que o resultado dessa equação é um índice com valores que variam entre -1 a 1. Sendo que, os valores próximos a -1 indicam presença de água, os valores próximos a 0 representam solo exposto e os valores quanto mais próximos a 1 indicam presença vegetal com alta densidade foliar. (RUDORFF et al., 2007).  

Nesse sentido, analisar a densidade da cobertura vegetal, assim como sua distribuição espacial, torna-se um importante mecanismo para estudos voltados para gestão ambiental dos recursos naturais, compreensão dos processos hidrológicos bem como o dinamismo do espaço agrário entre outras finalidades (RUDORFF et al., 2007).    

Portanto, conforme o exposto, o presente trabalho buscará através da análise multitemporal, empregando a técnica do NDVI, utilizando para tanto as imagens das bandas do infravermelho próximo (IVP) e do vermelho (V) dos satélites Landsat 5 e ResourceSat, identificar os passivos ambientais relacionados à ausência de vegetação nativa dentro da bacia hidrográfica do Córrego Gordura que contribuíram e que ainda contribuem com o processo de assoreamento desse manancial hídrico.

II. Objetivos

Como objetivo geral desta pesquisa, busca-se através da técnica de sensoriamento remoto, NDVI, fazer uma análise multitemporal dos últimos 15 anos da região que compõe a bacia hidrográfica do Córrego Gordura a fim de identificar os passivos ambientais que promoveram e que vem promovendo o assoreamento da calha do citado curso d’água que abastece o município de Alto Araguaia Mato Grosso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.5 Kb)   pdf (523.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com