TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Мicrocontroladores

Artigo: Мicrocontroladores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2014  •  Artigo  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

MICROCONTROLADORES

PIC 16F

1. INTRODUÇÃO

A eletrônica nos dias de hoje não pode ser imaginada sem os microcontroladores. Tudo aquilo que no passado, ainda não muito distante, era projetado com lógica combinatória ou sequencial é hoje realizado com um único circuito integrado, que executa um programa, que faz exatamente aquilo que se pretende.

Os microcontroladores são circuitos integrados que possuem num único dispositivo todos os circuitos necessários para realizar um completo sistema programável, logo, para serem utilizados, necessitam de ser programados.

Diferenciam-se uns dos outros, essencialmente, pela capacidade e tipo de memória

(programa e dados), velocidade de processamento, número de pinos de entrada/saída (I/O) e periféricos.

Existem diferentes fabricantes de microcontroladores, como: Microchip, Motorola, Atmel, Holtek, Cypress, Intel, etc.

Os microcontroladores PIC são produzidos pela Microchip Technology Inc.

(www.microchip.com) e estão disponíveis numa ampla gama de modelos para melhor se adaptarem às necessidades dos projetos.

Uma descrição detalhada da tipologia dos PICS está disponível no site da Microchip, onde também se encontra abundante informação técnica, ferramentas de software, exemplos de aplicações, entre outras, de utilização livre.

Os microcontroladores mais recentes deste fabricante podem ser programados sem serem retirados do circuito onde estão aplicados (In-Circuit Serial Programming - ICSP).

Utilizando-se microcontroladores é possível em pouco tempo e com poucos componentes projetar de simples a complexos sistemas com a vantagem de os mesmo serem programáveis.

Os microcontroladores PIC têm como periféricos: timers, watchdog, contadores, módulo CCP (Capture, Compare e PWM), ADCS, comparadores analógicos, oscilador interno, entre outros.

2. PINOUT

Encapsulamento DIP

3. MEMÓRIA DE PROGRAMA

A memória de programa é implementada usando tecnologia FLASH (EEPROM), o que torna possível programar o microcontrolador muitos milhares de vezes. A capacidade da memória de programa depende da referência do microcontrolador. Esta memória não perde os dados após se desligar a tensão de alimentação do microcontrolador.

Nos microcontroladores da família 16F do fabricante Microchip, os endereços 00h e 04h

desta memória estão geralmente reservados, respectivamente, para o vetor de reset e para o vetor de interrupção.

Assim, o microcontrolador, logo que é alimentado ou após sofrer um reset, começa a

funcionar a partir do endereço 00h. Existindo o vetor das interrupções no endereço 04h é conveniente que o programa salte este endereço e continue num endereço acima de 04h.

A pilha (Stack) é um local reservado na memória, onde é guardado o endereço de retorno das sub-rotinas. É capaz de armazenar até 8 endereços.

3.1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com