TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica Conclusão

Por:   •  3/10/2013  •  Tese  •  1.677 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Anhanguera

Administração - Estatística

ATPS Estatística

4º Semestre

Profª. Regiane

Santo André 01, outubro, 2012

Introdução

O estudo da estatística tem como objetivo nos mostrar métodos de pesquisa e técnicas de amostragem, situações que abrangem números, dados, ocorrências e fatos são demonstrados em gráficos e tabelas.

Os dados estatísticos são obtidos, classificados e disponibilizados, para ser usado em nosso cotidiano.

As ferramentas fornecidas pela estatística, são importantes para definir metas, avaliar dados, melhorias, pontos fracos e fortes, de empresas e instituições, entre outras funções.

Estatística

Estatística é um conjunto de métodos de pesquisas e técnicas usadas para se analisar dados. Um dos objetivos da estatística, é nos ajudar a lidarmos com situações sujeitas a incertezas.

Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

Os índices da inflação, de emprego e desemprego, divulgados e analisados pela mídia, um exemplo de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos, números de assinantes da internet, como no aprimoramento de processos de gerenciamento, entre outros.

As informações estatísticas são específicas e eficazes, fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, avaliar seu desempenho e identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria de seus processos. A diversidade de atuação pode promover a melhoria da eficiência e também a solução de vários problemas práticos importantes em quase todas as áreas.

A Estatística na Administração

A estatística pode estar presente em várias áreas da administração. Nas indústrias, desde sua implementação à sua expansão, em universidades, na área de marketing, na análise de mercado, etc.

Aplicação nas organizações

Podem fazer analises e utilizar de resultados estatísticos um economista, agrônomo, químico, geólogo, matemático, biólogo, sociólogo, psicólogo e cientista político. Neste sentido a estatística tem sido utilizada para a otimização de recursos econômicos, aumento da qualidade e produtividade, na analise de decisões políticas e judiciais e tantas outras.

Os administradores, usam frequentemente os números da estatística, para comparar grupos de variáveis relacionadas entre si.

Aplicação da Estatística na Indústria Norte Catarinense

Uma indústria de fundição que produz blocos para veículos automotores,situada no Norte do Estado de Santa Catarina, fornece seus produtos a grandes nomes da indústria automotiva mundial, portanto, atua em um mercado bastante competitivo, onde a qualidade é um aspecto qualificador e também ganhador de pedidos.

Um dos produtos considerados como estratégico, por já estar consolidado no mercado, sendo inclusive tradicional na fundição da empresa, é um determinado bloco de motor para caminhões a diesel. Um dos aspectos em que é medida sua qualidade é através de sua dureza, ou seja, de seu grau de resistência à tração, tendo como unidade de medida o Mega Pascal (Mpa).

O processo de avaliação da qualidade das unidades produzidas requer um teste destrutivo do corpo de prova. O mesmo exige que o bloco seja cortado, para que se retire o(s) corpo(s) de prova que serão usinados e em seguida submetidos a um ensaio de tração com limite mínimo de especificação de 230 Mpa.

Devido a esta particularidade do processo de inspeção, a coleta de amostras se dá de forma unitária. Outros aspectos que corroboram para que se adote este tipo de amostragem é o fato das grandes dimensões do bloco, o que dificulta seu manuseio, além do fato de que ele só pode ser submetido ao ensaio de tração após estar resfriado (variando entre 45 e 240 minutos após sua fundição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com