TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Avaliativa Questionário – Estatística

Ensaio: Atividade Avaliativa Questionário – Estatística. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Ensaio  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  1.148 Visualizações

Página 1 de 3

Curso ADMINISTRAÇÃO Período Letivo 2011/2

Atividade Avaliativa Questionário – Estatística

Questões Dissertativas:

Questão 1. Em cada caso abaixo pede-se a melhor medida a ser adotada.

a) Um estudante faz quatro provas em uma disciplina de cálculo. Suas notas são 88, 75, 95 e 100. Que medida de tendência central é mais adequada de se usar?

Resposta: media

As medias de tendência central são: Média, Mediana e Moda, nesse caso, penso que a melhor opção é a média. Como temos quatro amostra de notas, para obtermos a média, basta somá-las e dividir por quatro:

M = 88 + 75 + 95 + 100 = 89,5 é a nota média do aluno.

4

b) Uma grande construtora publica os preços de venda de seus apartamentos disponíveis na grande São Paulo. Qual a medida de tendência central é mais apropriada para tais preços de venda?

Resposta: mediana

c) Em uma maratona existiam duas categorias de corredores, masculinos e femininos. A tabela seguinte mostra a distribuição de freqüências para os dados. Qual medida de tendência central deveria ser usada?

Sexo Frequência

Masculino 4235

Feminino 834

Resposta: moda

Questão 2. Lançando-se um dado honesto de seis faces, qual a probabilidade de sair um valor não inferior a 5 na face voltada para cima?.

Um dado tem seis faces, porém apenas duas delas tem valor não menor que 5, são elas o 6 e o próprio 5, dessa forma temos:

02 possibilidades em 06 eventos possíveis, portanto temos:

2/6=1/3, ou seja, a probabilidade pedida é de 1/3

Questão 3. Baseado em registros recentes, um gerente de uma oficina de pintura de carros determinou a seguinte distribuição de probabilidades para o número de clientes por dia:

x 0 1 2 3 4 5

f(x) 0,05 0,20 0,30 0,25 0,15 0,05

a) Se a oficina tem capacidade de atender dois clientes por dia, qual é a probabilidade de que um ou mais clientes não sejam atendidos em um dado dia?

Para que um cliente fique sem ser atendido em um determinado dia, é necessário que mais de dois clientes levem seus carros à oficina nesse dia, como podemos ver na tabela, isso ocorre com 3, 4 e 5 clientes. Então basta somar as probabilidades referentes a cada um desses valores, que são 0,25 + 0,15 + 0,05 = 45. Portanto a probabilidade pedida é de 45%.

b) Qual é a probabilidade de que a capacidade da oficina não seja completamente utilizada em um dado dia?

Essa questão pede o inverso da anterior, ou seja, os dias em que a oficina não utiliza toda a sua capacidade, como a capacidade é de 2 clientes por dia, basta soma os valores dos dias que receberam menos de dois clientes, são eles: 0 e 1, e suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com