TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATISTICA DESCRITIVA

Resenha: ESTATISTICA DESCRITIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Resenha  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

ESTATISTICA DESCRITIVA

A estatística originou-se na coleta e construção de tabelas de dado, esta situação evoluiu e esta coleta de dados acabou representando um aspecto da estatística. A estatística é um conjunto de técnicas que nos permite organizar, descrever, analisar e interpretar os dados realizados em qualquer área de conhecimento.

A estatística descritiva é a etapa inicial da análise para descrever e resumir os dados, disponibilizando grande quantidade de dados. Com muita eficiência esta área de estatística revigorou. Este conjunto serve para a apresentação e descrição representando o comportamento de uma variável onde utilizamos tabelas, gráficos e medidas que resume a distribuição desta variável.

Existem três medidas principais que refletem a tendência central de uma distribuição de frequências:

• Média

• Moda

• Mediana

A MÉDIA é a soma de todos os resultados dividida pelo numero total de casos, é o valor que representa uma distribuição, sofre forte influência pelas caudas de distribuição.

A MODA é uma categoria de eventos que ocorre com maior frequência, indicando o valor ou categoria mais provável. A MODA é o valor da variável que mais se repete, sofrendo pouca influência pelas caudas da distribuição, MODA é o valor da variável que tem maior frequência em uma variável.

Ex: 2 4 7 12 23 8 11 4 12 22 7 12 9 10

A MEDIANA é o valor da variável a partir do qual metade dos casos se encontra acima dele e metade se encontra abaixo, se o numero de observações for IMPAR, a mediana será o valor central da distribuição e se o numero for PAR a mediana será a média dos dois valores centrais. A variável é uma característica de unidade elementar que poder ter valores diferentes entre as medidas.

O QUARTIL divide o intervalo de variação dos valores da variável em cem partes iguais. Dividindo os valores ordenados da variável em quatro quartos iguais. Obtendo três quartis denominados, primeiro quartil, segundo quartil e terceiro quartil em uma variável com N valores ordenados de forma crescente.

Na área administrativa essa ferramenta é muito favorável, pois ele possibilita a interpretação de dados, e auxilia no momento de tomadas decisão, ou seja, com a estatística descritiva podemos analisar e detectar cuidadosamente cada classe, tendo dessa forma uma visão ampla da situação em que encontra a organização e todos os fins relacionados a ele.

O material fornecido para a pesquisa também nos orienta a como utilizar as ferramentas do Excel para as analises estatísticas. O Excel é um aplicativo que nos fornece ferramentas nos auxiliando na interpretação de dados. Este programa nos fornece um conjunto de ferramentas estatísticas para analisar os dados, as analises estatísticas mais sofisticadas como regressão logística, não estão disponíveis no Excel.

Estatística Descritiva - www.ime.unicamp.br/~hlachos/estdescr1.pdf - Em cache - Similares

2. oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com