TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório 1 - Introdução à Estatística Descritiva

A estatística é um conjunto de métodos que são utilizados para analisar dados. Para que a estatística consiga organizar todos os seus dados coletados são necessárias ferramentas para que essas informações sejam entendidas.

A principal ferramenta utilizada atualmente para a organização destes dados é o Excel. Ele apresenta diversas funções onde é possível montar planilhas, gráficos, tabelas, banco de dados, ou seja, tudo que é necessário para organizar ideias ou dados.

Dentro de suas funções o Excel tem diversas fórmulas, funcionando como uma calculadora cientifica que resolve equações a partir dos dados lançados. Podemos encontrar fórmulas de soma, média aritmética, porcentagem entre outros.

Seus comandos são praticamente os mesmo dos presentes no Word: copiar, colar, recortar, etc., mas como é um lugar para produzir e editar planilhas existe comandos alternativos como inserir ou excluir linha ou coluna.

Ao inserir números na planilha é possível alterar a configuração para fazer com que todos os números da mesma coluna sejam do mesmo segmento, por exemplo: moeda para quantias monetárias (R$) ou números para exibir números em geral.

Na utilização do Excel para criar planilhas é possível formatá-la de acordo com o que se precisa. Pode-se alterar a largura ou altura de cada célula, formatar a fonte, mesclar células.

Para a estatística uma função muito importante do Excel que demonstra claramente os resultados obtidos pelas pesquisas para o fácil entendimento de todos são os gráficos. Para montar um gráfico no Excel é muito fácil. Ele oferece todos os tipos de gráficos de acordo com a necessidade de quem utiliza a ferramenta.

Alguns tipos de gráficos presentes são: gráficos de linha, pizza, dispersão, colunas, barras, entre outros. Dentro dessas opções podemos encontrar os mais variados tipos de gráficos para facilitar na hora do entendimento. Cada gráfico é mais específico em determinado ponto, focando a ideia principal que o usuário pretende mostrar.

Ao clicar em inserir gráfico automaticamente o Excel abre uma nova janela onde aparecem células específicas para adicionar os dados. Ao terminar de fazer isto, o Excel automaticamente joga os dados inseridos para o gráfico selecionado e fica para a pessoa somente inserir a legenda e o título.

Na parte dos gráficos também é possível fazer a formatação que mais lhe agrade desde a fonte até os modelos dos Gráficos.

Para a estatística é muito importante à organização dos dados e para isso o Excel também nos oferece tabelas onde estes dados ficam claramente expostos. Temos também a função análise de dados e a análise exploratória de dados, ajudando-nos assim a organizar dados.

Para muitas pesquisas populacionais, são utilizadas as tabelas de números aleatórios e para organizar as informações as tabelas de frequência e elas também estão presentes no Excel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com