TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica DESEMVOLVIMENTO

Tese: Estatistica DESEMVOLVIMENTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  Tese  •  1.903 Palavras (8 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 8

Curso de Administração Bacharelado

Sistema de ensino conectado

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

MAIANE SOUZA CORREIA

Jequié-BA

05-05-2013

Curso de Administração Bacharelado

Maiane Souza Correia

Trabalho apresentado ao Curso (BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas (Contabilidade Geral, Matemática Financeira, Comportamento Organizacional, Estatística, Teoria Econômica, Metodologia Científica)

Jequié-Ba

05-05-2013

SUMARIO

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

INTRODUÇÂO

O objetivo principal desse trabalho é demonstrar o uso da análise estatística enquanto meio de controle da produção bem como ferramenta indispensável na tomada de decisão na gestão em empresas de grande e pequeno porte. Evidenciar a importância da utilização de sistema automatizados na coleta de dados para compor a tomada de decisão.

DESEMVOLVIMENTO

A estatística é a área da matemática que, coleta, analisa e interpreta dados numéricos para o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. A estatística pensa e coordena o levantamento de informações por meio de questionários, entrevistas e mensurações.

Organiza, avalia e interpreta os resultados para explicar fenômenos sociais, econômicos ou naturais. Deve ele manter bancos de dados para os mais diversos usos, como controle de qualidade de produção de uma empresa.

Na empresa, a estatística acompanha os testes de qualidade, ajuda a fazer previsão de vendas e desenvolve modelos matemáticos para ajusta-los a situações praticas.

Sendo assim, a estatística pode e ajuda muito as empresas através das analises de probabilidade para preverem seus planejamentos, para assim obter melhores resultados e lucros.

A estatística abrange varias áreas com elas:

- Bioestatística que determina e organiza os dados de pesquisa nas áreas de ciências biológicas e saúde.

- Computação que elabora programas de estudos estatísticos

- Indústrias que realiza estudos de implantação e expansão de fábricas, controle de estoque e produtividade.

Trabalho individual

1 – A estatística por meio da análise de probabilidade pode ajudar as empresas a preverem cenários em seus planejamentos?

Sim. Eventos futuros estão longe de ser certo no mundo dos negócios. Isto é especialmente verdade para as pequenas empresas, que tendem a ter mais volatilidade do que as grandes organizações ou empresas novas sem um histórico comprovado de vendas e custos. Por esta razão, as distribuições de probabilidades pode ser uma grande ferramenta para e estimar retornos futuros e rentabilidade.

1.1 - Distribuição de Probabilidade

A distribuição de probabilidades é um modelo estatístico que mostra os possíveis resultados de um determinado evento ou curso de ação, bem como a probabilidade estatística de cada evento. Por exemplo, uma empresa pode ter uma distribuição de probabilidade para a mudança nas vendas dadas uma campanha

de marketing específico. Os valores sobre as "caudas", ou a extremidade esquerda e direita da distribuição é muito menos provável de ocorrer do que as do meio da curva.

1.3 - Previsão de vendas

Um uso prático para distribuições de probabilidade e análise de cenários no negócio é de prever níveis futuros de vendas. É essencialmente impossível prever o valor exato de um nível de vendas futuras, no entanto, as empresas ainda precisam ser capazes de planejar eventos futuros. Usando uma análise de cenário com base em uma distribuição de probabilidades pode ajudar uma empresa a armação seus possíveis valores futuros em termos de um nível de vendas e um provável cenário de pior caso e melhor caso. Ao fazer isso, a empresa pode basear seus planos de negócios no cenário provável, mas ainda estar ciente das possibilidades alternativas extremidade esquerda e direita da distribuição é muito menos provável de ocorrer do que as do meio da curva.

2- O uso da estatística seria restrito para os profissionais da área de matemática e estatística? justifique sua resposta.

Sim. Pois a estatística está fundamentada em conhecimentos de matemática, cálculo e teoria das probabilidades, técnicas e métodos estatísticos, computação e métodos de análise estatística e disciplinas profissionalizantes desta forma o profissional teria aptidões para solucionar problemas atuando como um detetive em busca de evidências quantitativas sobre um determinado fenômeno. Por tanto é preciso construir uma sólida base de conhecimento em matemática, incorporar habilidades no uso dos computadores, desenvolver uma boa comunicação oral e escrita, estar aberto ao aprendizado de novas técnicas e métodos de trabalho e aprender a trabalhar em conjunto com profissionais de diferentes áreas do conhecimento, por este motivo nem todos podem utilizar a estatística a não ser que tenha bastante conhecimento na área.

As tabelas tornaram-se mais complexas, surgiram às representações gráficas e o cálculo das probabilidades, e a Estatística deixaram de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para tornar-se o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo, partindo de partes desse todo.

Atualmente, o público leigo posiciona-se em dois extremos divergentes e igualmente errôneos, quanto à validade das conclusões estatísticas: ou crê em sua infalibilidade ou afirma que elas nada provam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com